Acostumado a exportar jogadores, o Brasil foi representado no principal prêmio europeu de design por, entre outros, uma bola de futebol. O iF Design divulgou nesta terça-feira (2) seus vencedores, em Hannover (Alemanha) --entre eles, uma sauna futurista. Os brasileiros ficaram fora da lista principal, mas conseguiram o "selo iF" com quase dez produtos.
A cerimônia de premiação aconteceu dentro da Cebit, maior evento de tecnologia do planeta. O iF fica em um pavilhão no formato de nave, todo estilizado.
Sem abordagem de expositores, como acontece no resto da feira, a área exibe o que há de mais avançado em estética de materiais para o consumidor final.
Destaque entre os 50 vencedores, a pequena sauna Inipi, feita por designers belgas, tem LEDs que mudam de cor conforme escolha do usuário (são seis opções diferentes de iluminação). O ambiente também funciona por controle remoto e possui caixas de som "invisíveis"Outro produto que recebeu o troféu iF foi a luminária de mesa Elica. Prendem a atenção sua maneira curiosa de ligar e desligar, aliada ao formato esguio dado ao corpo de metal --veja demonstração no vídeo abaixo. A peça foi desenhada pelo designer italiano Brian Sironi.
Neste ano, 1.016 companhias de 39 países disputaram o iF product design award. Ao todo, foram mais de 2.400 produtos avaliados por um júri composto por 25 especialistas de diferentes países.
Dos concorrentes, 778 receberam o selo iF. Mas apenas 50 levaram o chamado "Oscar do design", anunciado hoje. Trata-se do prêmio Gold, dado ao que há de melhor na competição, independentemente de sua categoria.
O troféu para os vencedores desta etapa foi desenhado por Herbert Schultes, cujas obras fazem parte de coleções do MoMa, de Nova York, e do museu Atheneum, de Chicago.
Há mais de dez critérios de avaliação, como acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, impacto ambiental e ergonomia. Os inscritos concorrem em 16 categorias.
Brasileiros
Fernando Prado, designer e coordenador de produtos da empresa Lumini, conseguiu seu sexto selo iF com a luminária Lift. Sua haste é composta de aço inox escovado e a cúpula tem acabamento em madeira.
Seu formato permite que a cúpula seja movimentada para cima ou para baixo, deslizando por meio de uma haste de fixação, conforme o efeito e posição de luz desejados. Em 2007, Prado havia levado o prêmio Gold pela luminária Bossa.
Outro destaque nacional é a Penalty Bola 8, a primeira do mundo com oito gomos, o que significa menor resistência ao ar.
A bola também tem 0% de absorção de água, o que garante a parte interna da bola ficar completamente seca e ajuda a conservar seu peso em partidas chuvosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário