sexta-feira, 26 de março de 2010

Gmail passa a alertar quando acessado de outro país

O Google passa a oferecer a partir desta semana, em seu e-mail Gmail, uma ferramenta que alerta quando a conta do usuário foi utilizada em outro país.
O objetivo é melhorar a segurança do internauta contra possíveis invasões de sua conta por piratas virtuais. A medida foi anunciada no blog do serviço de e-mail nesta quarta-feira (24).
Deste modo, se o Gmail detectar algo suspeito, vai publicar uma mensagem de alerta no topo da interface do e-mail como: "Aviso: Nós acreditamos que sua conta foi acessada pela última vez de...", com o nome do país ou região geográfica do mundo correspondente.
O Google detecta a localização pelo endereço IP do computador de cada usuário. Veja abaixo um exemplo da mensagem de alerta.


Neste caso, haverá um alerta recomendando que o usuário mude sua senha imediatamente. No entanto, caso o usuário esteja mesmo em viagem internacional, ou de fato compartilhe sua conta de e-mail com outra pessoa, é possível cancelar o aviso.
Essa medida de segurança soma-se a outra, de 2008, em que o Gmail passava a relatar, no rodapé da interface, se o e-mail também estava sendo acessado de outro computador ao mesmo tempo, e quando ocorreu o último acesso.
Nesse rodapé, há o link na palavra "Detalhes" que leva a um relatório informando sobre as últimas vezes em que a conta do usuário foi acessada. Inclui informações sobre tipo de acesso (navegador, celular ou software como Outlook), endereço IP, data e horário.
O ataque por piratas virtuais supostamente na China a contas Gmail de ativistas pelos direitos humanos foi uma das causas que levou o Google a entrar em sério conflito com o país.

Nenhum comentário: