O mercado brasileiro de computadores registrou uma queda de 6,4% nas vendas de PCs em 2009, mas deve crescer 16% este ano, segundo pesquisa do centro de estudos IDC divulgada nesta segunda-feira (1º).
De acordo com o estudo, cerca de 11 milhões de unidades foram vendidas no ano passado, entre desktops e notebooks, tanto para usuários domésticos quanto para o setor corporativo.
Para 2010, a previsão é de que 12,8 milhões de PCs sejam comercializados, com destaque para o aumento nas vendas de computadores portáteis, como notebooks e netbooks.
"O mercado brasileiro de PCs nunca havia sofrido queda de vendas no comparativo ano a ano, mas no ano passado, por conta da crise financeira mundial, as empresas cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011", disse o analista do setor de PCs da IDC, Luciano Crippa.
A categoria de notebooks vem apresentando um bom crescimento, tendo registrado alta de cerca de 20% nas vendas em 2009, principalmente pelas compras de usuários domésticos, informou a IDC. Já nas compras pelo setor corporativo, houve queda de 16%.
O estudo da IDC também detectou a entrada da classe C no mercado de notebooks, além de um aumento na aquisição dos computadores portáteis entre as classes A e B.
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