Se você usa um provedor de e-mail não muito eficiente, é bem provável  que se depare com mensagens indesejadas a cada vez que abre sua caixa de  entrada. Promoções, pedidos de ajuda financeira e comoventes correntes  que buscam crianças desaparecidas são apenas alguns dos exemplos. 
Há especialistas que dizem que a quantidade de mensagens indesejadas é  responsável por afastar usuários do e-mail --eles acabam optando pela  praticidade e pela rapidez das redes sociais. 
"O e-mail morreu para um grupo de usuários. Para a geração mais nova,  por exemplo", analisa Kevin Marks, engenheiro do Google. "Eles enxergam  [o e-mail] como uma coisa barulhenta, repleta de spam, que os incomoda  todos os dias. Eles veem o e-mail como uma forma de falar com a  universidade, o banco", disse durante o Future of Web Apps, evento de  tecnologia que ocorre nos EUA. 
Para ele, tecnologias como OpenID --sistema de identificação única para  vários serviços-- tendem a mostrar que as identidades on-line serão mais  definidoras do que os endereços de e-mail. 
Ataques 
Nos últimos meses, grandes serviços de e-mail como Hotmail e Gmail têm  sido vítimas de ataques de phising. O termo é usado para caracterizar a  prática de usar endereços falsos para tentar fazer com que as pessoas  revelem informações importantes, como seus dados bancários. 
Segundo relatório da companhia MarkMonitor, os ataques de phishing estão  em alta e têm tido como alvos sites de pagamento e redes sociais. 
Para evitar problemas, especialistas recomendam que os usuários  mantenham sistemas antivírus atualizados e criem senhas fortes que devem  ser trocadas periodicamente.
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