O Google revelou na manhã desta quinta-feira (29) a nova versão do Orkut (veja  imagens), rede social mais utilizada do país. A plataforma foi redesenhada e  exigirá mais do navegador do internauta. A empresa sugere que os usuários tenham  uma edição atualizada do Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer. 
A equipe global de desenvolvimento do Google trabalhou por cerca de nove  meses até chegar nesta nova versão. A migração para ela será realizada por meio  de convites --assim como ocorre hoje com o Google Wave. Cada membro do novo  Orkut terá 50 convites para distribuir. Até o final do primeiro semestre de  2010, o Google espera que todos internautas já tenham acesso.
Na nova versão, é possível definir que grupos de amigos terão acesso às  imagens de seu álbum de foto --inclusive aqueles que não têm acesso à rede  social. O Orkut também vai oferecer a possibilidade de escolher a cor da  "home-page" de cada cadastrado. 
A área de descrição do usuário ("sobre mim") agora suporta fotos, vídeos do  YouTube e outros aplicativos. O formato de vídeo também caberá em testemunhos.  
Outra ferramenta que chega com a nova versão é o Video Chat, serviço de  bate-papo via vídeo que permite aos usuários conversarem com sua rede de  contatos sem sair do perfil. A ideia é que o internauta tenha que clicar menos e  entrar em menos páginas para interagir com seus amigos. 
Além de uma nova interface, a rede social teve seu código reescrito e  tornou-se a maior aplicação do mundo baseada em GWT --Google Web Toolkit, a  plataforma de desenvolvimento de aplicativos de web desenvolvida pelo Google.  
Neste mês, o Google vazou  propositalmente uma tela com o novo visual da rede social. A ação fez parte da  divulgação do novo Orkut no "boca a boca". No entanto, em poucas horas os  internautas notaram que o formato que já circulava na rede é semelhante ao que  existe há tempos no Facebook, líder de visitação nas redes sociais dos EUA e  pelo mundo. 
Mais de uma vez, os executivos do Google Brasil negaram que o anúncio tenha  sido elaborado para fazer frente ao avanço do Facebook no Brasil. "Não estamos  reagindo ao que eles [redes sociais concorrentes] estão fazendo. Nós focamos o  usuário", afirmou Eduardo Thuler, gerente de produtos da companhia, frisando que  "não olha muito para outras redes sociais". 
Thuler também sinalizou que no futuro o Orkut pode perder uma de suas maiores  deficiências: o número limitado de amigos que um perfil consegue hospedar. "Isso  [desbloquear os perfis em número de usuários] vem em breve, mas agora ainda  não." 
Apesar de o Orkut ser um produto comandado por escritórios no Brasil e na  Índia, a companhia reafirmou que pretende popularizar a rede social em outros  países. "Temos a ambição de tornar o Orkut um produto realmente global", disse o  diretor-geral da companhia para a América Latina, Alexandre Hohagen, numa  apresentação em vídeo. 
O Orkut possui mais de 4 milhões de comunidades ativas "diárias" --ou seja,  que são atualizadas todo dia.
WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário