A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) multou as operadoras de  celular Vivo, Claro e Oi em R$ 4,59 milhões. O motivo alegado pela agência foi  descumprimento de metas de qualidade na prestação do serviço, estabelecidas no  Plano Geral de Metas de Qualidade do setor de telefonia móvel. Os atos são de  2007 e 2008. 
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A Claro teve a maior multa, de R$ 2,67 milhões. A Vivo ficou com multa de R$  1,3 milhão, por problemas detectados na prestadora de Minas Gerais. A Oi ficou  com a menor multa, de R$ 613,3 mil. A decisão da Anatel foi divulgada nesta  sexta-feira no "Diário Oficial da União". 
De acordo com a assessoria da agência reguladora, um dos atos é referente a  multas aplicadas em 2005 e 2006 contra a Amazônia Celular e a Telemig. Como as  duas empresas foram compradas pela Oi e pela Vivo, respectivamente, as multas  foram repassadas a essas empresas. 
Não cabe mais recurso às multas e todas as operadoras, exceto a Vivo, já  pagaram as penas. 
O plano de metas do setor define padrões como a relação máxima de 1% entre o  número total de reclamações e o número de assinantes. Outro exemplo: de cada mil  clientes, a quantidade de reclamação sobre cobertura e congestionamento da linha  não pode ser superior a quatro por mês. 
Acordo 
Há três meses, as operadoras de telefonia Claro e Oi propuseram ao Ministério  da Justiça um acordo para evitar o pagamento de R$ 300 milhões pelo  descumprimento às regras para call centers. 
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que as empresas devem apresentar um  termo de referência, que vai indicar as medidas que serão adotadas por elas nos  próximos meses para o efetivo cumprimento das regras de atendimento ao  consumidor. 
Até o fim do ano, o ministério deverá acompanhar a realização dessas medidas  e, no caso do cumprimento efetivo, será possível fazer um acordo com as empresas  para resolver as pendências judiciais. Tarso explicou, no entanto, que esse  acordo não interrompe o andamento da ação que as operadoras estão respondendo na  Justiça. 
No final de julho, o Ministério da Justiça anunciou que a Claro e a Oi terão  de responder na Justiça a uma ação ajuizada pelo Sistema Nacional de Defesa do  Consumidor por descumprimento às regras para call centers. A ação pede que cada  uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais  coletivos.
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