sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Google cria obstáculo para empresas de navegação GPS

A incursão do Google no segmento de navegação por meio de celulares torna improvável que TomTom, Garmin e Nokia recuperem algum dia grandes investimentos recentes em tecnologia de navegação.
O Google informou nesta semana que criará tecnologia GPS e de coleta de dados de estradas para a nova versão do sistema operacional Android para smartphones.


"O novo software de navegação Google para Android é uma séria ameaça aos dispositivos de navegação da TomTom, Garmin e Nokia", disse Pablo Perez-Fernandez, analista da MKM Partners, referindo-se ao software Android, do Google, para celulares.
Nokia e TomTom gastaram mais de US$ 12 bilhões no total com a compra das firmas de mapeamento digital Navteq e Tele Atlas.
O software do Google, que oferece direções de locomoção a pé e de carro em tempo real, já estará disponível no aparelho Droid, da Motorola, a ser lançado na próxima semana.
A ferramenta afetará a TomTom de três formas: vendas de dispositivos de navegação pessoais, vendas de mapeamento digital da Tele Atlas e do software para o iPhone. A TomTom também comercializa o software para celulares que utiliza o sistema Windows, da Microsoft, mas não em volume significativo.
"O produto gratuito de navegação do Google pode mudar o jogo", disse Hans Slob, analista do Rabo Securities.
A TomTom perdeu um terço e a Garmin um quinto do seu valor de mercado --juntas, um total US$ 1,7 bilhão-- desde o anúncio do Google, conforme investidores se perguntam se as companhias podem manter controle sobre o mercado.
O smartphone com o dispositivo do Google seria colocado em um suporte no painel do carro --como outros aparelhos-- e fornecerá informação de navegação mais imagens da rua. O sucesso dependerá da exatidão e rapidez no fornecimento de direções.
O mercado de navegação --antes dominado pela Garmin e a TomTom-- se tornou mais populoso, com as duas líderes de mercado enfrentando concorrência apertada, à medida que a tecnologia é adotada no BlackBerry, da Research In Motion, no iPhone, da Apple, e aparelhos similares da Palm, Nokia e da taiuanesa HTC.
Desenvolvido há três décadas como uma tecnologia militar dos Estados Unidos, o uso de satélites de sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês) para apontar localizações agora é amplamente utilizado por consumidores.
Uma vez volumoso e frequentemente encontrado em carros, a tecnologia GPS agora é uma ferramenta padrão em celulares sofisticados.

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