A instalação de chips nos mais de 6 milhões de veículos de São Paulo,  com início previsto para 2011, vai substituir os radares e facilitar a  orientação do trânsito. 
De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de  Moraes, praticamente 100% dos cerca de 15 mil km de vias da cidade serão  mapeados com as antenas que captam os sinais dos chips. Hoje, apenas  8,5% das vias têm monitoramento e fiscalização. 
"Com essas antenas, não haverá necessidade mais de instalação de novos  radares, porque elas poderão funcionar como radares para velocidade,  para leitura automática de placas, para determinar que numa determinada  via naquele momento só possam passar caminhões", afirmou. 
Ele citou como exemplo um problema qualquer de trânsito na marginal  Tietê que congestione a via. Se os técnicos acharem necessário isolar  duas faixas apenas para caminhões, deixando as demais para os carros, a  medida poderá ser feita automaticamente. Hoje, isso só é possível se  houver uma reprogramação de todos os radares da marginal para  identificar a irregularidade. 
Moraes disse também que a tecnologia vai permitir que as blitze sejam  feitas com menos interferência de trânsito. 
"Hoje, quando tem uma blitz, há necessidade daquele afunilamento, de ir  parando carro por carro. Esse sistema, já com uma distância razoável,  vai apontar qual é o veículo que está irregular, seja irregularidade  administrativa ou irregularidade penal, veículo furtado ou roubado",  disse o secretário. 
Segundo ele, não existe possibilidade de violação de sigilo com a nova  tecnologia. "Não há a mínima possibilidade de o operador que verifica o  tráfego de veículos saber instantaneamente qual é o proprietário daquele  veículo. Há uma série de codificações. Esse é um ponto para a população  ficar absolutamente tranquila." 
A licitação para a contratação do serviço será realizada em 2010. A  empresa contratada, por parceria público-privada ou concessão, terá de  comprar e instalar os chips, as antenas e todo o sistema de  monitoramento que vai disponibilizar os dados para os órgãos de  fiscalização -CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SPTrans e  Polícia Militar. 
Moraes afirmou que o custo de instalação dos chips vai ser bancado pela  prefeitura. 
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) reconheceu que a tecnologia dos chips  permitirá a instalação de pedágios urbanos, mas afirmou que em São Paulo  isso não vai ocorrer. "Nas cidades que quiserem implantar o pedágio, é  evidente, é uma tecnologia que pode ser usada. Na cidade de São Paulo,  não haverá pedágio urbano", disse.
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