O Google pode enfrentar investigações por autoridades de defesa da
concorrência em caso de uma eventual aquisição do site de compras
coletivas Groupon.
As duas empresas continuam negociando diretamente, disseram fontes na quarta-feira.
"Quanto mais compras o Google fizer, mais questionamentos sobre
concorrência surgirão", disse uma fonte conhecedora da situação, que
pediu para não ter seu nome revelado porque as negociações continuam.
"Isso precisa ser considerado."
O processo de revisão nos Estados Unidos demorará muito tempo, disse o
dirigente de um banco de investimento que não está participando das
discussões.
Mas um argumento que o Google poderia oferecer é o de que as barreiras
ao ingresso de empresas fornecedoras de cupons de desconto no mercado
são baixas, porque já existem 80 a cem participantes no mercado, disse
um banqueiro que não está envolvido nas negociações.
A possível aquisição sem dúvida levaria mais fornecedores e clientes a
um lugar, mas o banqueiro disse que o Google seria capaz de alegar que
embora esteja adquirindo um grande participante, a transação não viola
as leis de competição.
O Groupon anunciou que não comentará sobre especulações quanto aos seus
negócios, em aparente referência a reportagens de que o Google estava
perto de adquirir a empresa por US$ 6 bilhões.
O Groupon, sediado em Chicago, também anunciou que estava adquirindo a
Ludic Labs, que desenvolve serviços locais de marketing como o Offer
Foundry e o Diddit. Também anunciou a abertura de um escritório em Palo
Alto, Califórnia, e planos para expandir a equipe instalada nessa
unidade de 25 para cem funcionários, no ano que vem.
Na noite de terça-feira, o Groupon havia anunciado a aquisição de três
sites de "ofertas do dia" --uBuyiBuy, Beeconomic e Atlaspost--, para
expandir seu alcance no leste e sudeste da Ásia. O Atlaspost tem mais de
1,2 milhão de usuários em Taiwan, segundo o Groupon. Os termos das
transações não foram revelados.
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