Em 2010, o Teste USP completou 18 anos e avaliou 25 equipamentos eletrônicos e de informática. Os testes são sempre realizados por professores e pesquisadores da USP, com o objetivo de avaliar as características de cada produto, como: desempenho, qualidade, facilidade de uso e custo-benefício.
O ano de 2010 foi caracterizado pela grande variedade de equipamentos e softwares avaliados. Foram testados notebooks, sistemas operacionais, antivírus, projetores, monitores e diversos outros produtos. Dentre todas as tecnologias avaliadas, destacamos os monitores e TVs 3D, além do Skype 5, scanner/bookreader e câmera digital com zoom de 30x.
Leitura de textos para pessoas com deficiência visual
O Plustek Book Reader V100, avaliado em abril, é um scanner capaz de digitalizar textos e imagens, fazer o reconhecimento do texto (por meio de um software OCR) e transformá-lo em voz por meio de um sintetizador. Tudo isso com apenas um toque em um dos botões do scanner.
Esse equipamento deve interessar principalmente àqueles que têm alguma deficiência visual, pois ele permite a leitura de livros de maneira simples e funcional.
Foram realizados testes com diferentes tipos de texto impresso, livros e até bulas de remédio, em diferentes posições e orientações. Em praticamente todos os casos, os resultados foram bastante satisfatórios, com uma leitura muito boa de palavras, números e siglas.
O único problema notado foi, até a data do teste, a falta de um driver para a sua utilização no Windows 7, limitando seu uso apenas em sistemas operacionais mais antigos.
Imagens em 3D chegam à nossa sala
Se nos últimos anos as TVs finas, de alta definição, caíram no gosto dos consumidores, nesse ano foi a vez dos fabricantes lançarem no mercado as TVs 3D. A edição de 23 de junho avaliou a TV Samsung, modelo S7-7000, de 40 polegadas Full HD.
Em geral, a imagem da TV é excelente. Foram realizados testes com o sinal aberto de TV digital e com vídeos em alta definição, e os resultados foram muito bons.
Para visualizar as imagens em 3D, são necessários óculos especiais que acompanham o produto. Os vídeos feitos com tecnologia 3D apresentam uma sensação de profundidade realmente convincente.
A TV também é capaz de "emular" o efeito 3D a partir de imagens convencionais. Nesse caso, o resultado varia de acordo com o tipo de imagem.
O modelo testado também permite a conexão com a internet via rede sem fio, a exibição de filmes armazenados em pen drives e diversos outros recursos de aprimoramento de imagem.
Na mesma linha da TV 3D, em março, testamos o computador 3D da Itautec. Nesse caso, o monitor e a placa de vídeo são responsáveis por gerar o efeito tridimensional, que também se mostrou bastante realista com os jogos e vídeos avaliados.
Vídeoconferência via internet
Em julho, avaliamos o Skype 5, que é a nova versão da conhecida ferramenta gratuita de comunicação pela rede.
Com a redução nos preços e ampliação da oferta de banda larga, as conversas por voz e imagens pela internet ficam cada vez mais viáveis e confortáveis.
Apesar de o teste ter sido realizado com uma versão Beta do Skype 5, a maior parte dos recursos pode ser avaliado sem grandes problemas.
A nova versão do software permite vídeo conferência com até 5 participantes. Os testes foram realizados com internet banda larga de 10Mbps e os resultados foram muito bons.
Câmera digital com zoom de 30x
A edição de 13 de outubro do Teste USP avaliou a câmera digital Fujifilm Finepix HS10 de 10 Mpixels. O que mais chamou a atenção nessa câmera foi o zoom de 30x, que possibilita a obtenção de imagens de boa qualidade, mesmo a distâncias consideráveis.
Para aqueles com conhecimento avançado em fotografia, há ajustes manuais na velocidade e abertura do diafragma.
Por fim, o equipamento possui interface HDMI, que permite a conexão com TVs de alta resolução sem perda na qualidade de imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário