A China atingiu em novembro o número de 450 milhões de internautas,
20,3% mais que em 2009, informou o chefe do departamento de informação
do Conselho de Estado (Executivo), Wang Chen.
Embora a China seja o maior mercado de usuários da internet do mundo, há
ainda um enorme campo para crescimento, já que menos de 50% de sua
enorme população tem acesso à rede.
O gigante asiático se conectou à internet em 1994, e desde então o seu
uso cresceu em marcha acelerada, apesar do governo chinês continuar
impondo fortes limitações ao acesso a determinados sites, muitos deles
estrangeiros.
Algumas das páginas mais populares do mundo, como YouTube, Twitter e
Facebook, estão censuradas na China, embora seja possível acessá-las
através de servidores VPN, que "escondem" a direção IP dos usuários.
Apesar das restrições, a internet se tornou na China um meio de
informação muito mais dinâmico e livre que outros convencionais, como
televisão e jornais.
Por isso, serviu para divulgar inúmeros escândalos de corrupção e
crimes, além de formar novos líderes de opinião, como o escritor Han
Han, considerado o blogueiro mais lido do mundo.
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