O aumento de 40% das vendas pela internet no Natal deste ano veio acompanhado de muitas reclamações de atrasos nas entregas.
Centenas de relatos no site Reclame Aqui mostram que o problema deixou
muita gente sem presente nos dias 24 e 25. As queixas atingem diversas
varejistas, mas as líderes em reclamações são Americanas.com e
Submarino.
Entre anteontem e ontem, até as 16h, a Folha contou 295 mensagens
relatando atraso na entrega de produtos da Americanas.com e 177 no
Submarino. Ambas pertencem à B2W, grupo líder em vendas on-line no país.
Havia ainda queixas contra Ponto Frio (45), Walmart (37) e Magazine Luiza (27).
A advogada Ana Carolina Lacativa, 33, diz que comprou no Submarino cinco
Blu-ray da Disney, mas a encomenda, que deveria chegar até o dia 15,
não havia sido entregue até o dia 23.
"Quando começou a atrasar, tentei acompanhar a situação da entrega pela
internet, mas o link estava sempre fora do ar. Viajei no dia 23 e meus
sobrinhos ficaram sem presente", reclamou.
Segundo o assessor técnico do Procon de São Paulo Marcos Diegues,
pessoas que passaram por esse tipo de problema podem entrar na Justiça
com pedido de indenização por danos morais.
"Passado o Natal, o problema já se instalou", disse.
Diegues ressalta, no entanto, que o consumidor precisa provar que houve
dano. "O mais eficiente é cancelar a operação e fazer a compra em outro
local", afirma.
OUTRO LADO
A Americanas.com informou que "o aumento do volume de vendas impactou algumas entregas" e que trabalha para uma solução breve.
Já o Submarino disse que tomou as providências cabíveis para resolver os casos.
O Walmart afirmou que as queixas estão sendo tratadas com prioridade. A
empresa destaca que conquistou em 2010 o "Prêmio Excelência em Qualidade
Comércio Eletrônico B2C", do e-bit.
Segundo o Magazine Luiza, os atrasos são casos pontuais e "a empresa não poupa esforços para solução".
O Ponto Frio pediu em nota desculpa pelo transtorno causado aos
consumidores e informou "que uma falha no parceiro logístico provocou a
alteração na data de entrega de algumas encomendas". Ainda segundo a
empresa, "os casos são pontuais e a empresa já atuou na correção da
questão junto a transportadora que vem dando prioridade a solução dessas
entregas".
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