Consumidores pagaram até R$ 200 por exemplares oficiais do jogo Gran
Turismo 5 --lançado no início de dezembro-- que vieram com aspecto de
falsificado, segundo apurou a Folha, que conversou com alguns deles.
Eles adquiriram um exemplar oficial do jogo em três lojas diferentes e
as reclamações foram muitas: estampa do Blu-ray com cara de falsificada,
marcas de dedos nas mídias que estavam teoricamente lacradas, manuais
mal impressos e caixas genéricas. O jogo em si --o software-- funciona
bem, mas os consumidores que pagaram até R$ 200 pelo game exigem ótima
qualidade em todos os aspectos.
Wellington Terumi Uemura foi o primeiro leitor a procurar o jornal com
reclamações, pouco tempo após o lançamento do game. Uemura conta que
adquiriu o jogo na loja UZ Games do Shopping de Guarulhos e pagou R$ 199
pelo produto.
Ele lembra que, ao abrir a caixa, encontrou uma mídia com aspecto de
pirata e cheia de marcas de dedos. Ao voltar a loja, Uemura explica que o
vendedor abriu outra embalagem do jogo na sua frente e ela estava nas
mesmas condições. Não havia o que fazer, disseram, segundo o comprador.
Procurada da Folha, a UZ disse que a ocorrência relatada por
Uemura era "o único caso até agora". "A UZ Games informa também que
abrirá todas as embalagens na frente do cliente para, juntos,
identificarem um jogo que esteja com 100% de qualidade", informa a
empresa.
Não demorou para surgirem novos casos.
Carlos Azevedo, 38, comprou seu Gran Turismo 5 no Walmart em uma
promoção por R$ 159: "O que estamos reclamando é em relação à qualidade
da embalagem como um todo, principalmente pelo preço cobrado", disse. O
exemplar dele veio com um manual mal impresso, caixa "genérica" --"não é
a que normalmente vem com os jogos de PlaySation3"-- e estampa da mídia
de péssima qualidade.
Azevedo conta que costuma importar jogos, pelo preço sair mais em conta.
"A Sony é uma empresa que costuma ser conhecida pela qualidade dos
produtos, portanto resolvi comprar esse jogo nacional, mas fiquei
decepcionado", disse.
Eduardo Mori,19, comprou o jogo também no Walmart e teve problemas
parecidos. "Em comparação com o [jogo] importado o encarte é mais
simples (não apresenta uma arte de fundo na parte interna da caixa) e a
impressão no disco do Blu-ray é de baixa qualidade, tornando as
informações escritas quase ilegíveis", conta.
É possível ver um vídeo sobre o Gran Turismo 5 vendido nos Estados Unidos aqui.
Mori iniciou uma discussão
sobre o assunto no fórum do UOL Jogos, que foi sucedida por outras
reclamações de consumidores, em relação inclusive a outros jogos. "Não é
um caso isolado de uma loja", diz Mori.
O Walmart foi procurado pela Folha, mas ainda não enviou uma resposta.
Cristian Martinez afirma ter comprado seu exemplar do jogo por R$ 200,
logo no dia lançamento nacional, na própria loja da Sony, a Sony Style
do Shopping Bourbon, em São Paulo. Martinez também reclama da péssima
qualidade do aspecto físico da mídia: "Parece um disco pirata, apesar de
eu já ter visto DVDs pirata com melhor qualidade."
"Fiz questão de esperar o lançamento no Brasil por achar que seria
melhor comprar o jogo nacional e incentivar o mercado brasileiro",
conta. Ele diz ter entrado em contato com a Sony DADC, porém conta que
não teve nenhuma resposta ainda.
"Nos fóruns, eu li que era normal o produto ter baixa qualidade por
estarmos no Brasil, mas isso é inaceitável. Devemos ter os mesmos
direitos e qualidade", disse, em entrevista.
A Sony foi procurada inicialmente pela Folha no dia 7 de dezembro por e-mail e telefone. Foram feitas seguidas cobranças, mas a empresa não enviou resposta.
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