O Twitter continuou indispensável em 2010, mas tem mostrado dificuldades
em se renovar. Como prova de sua relevância, a Biblioteca do Congresso
(EUA) anunciou que passaria a guardar todas as mensagens mundiais do
microblog.
Bom, mas o Twitter também foi marcado neste ano por uma renovação visual
decepcionante e ainda não apresentou um modelo de negócios convincente.
No momento em que redes como o Formspring se consolidam e concorrentes
diretos do microblog mostram as garras, como o Tumblr, seu desempenho
parece frustrante.
Ainda assim, continua obrigatório, inclusive no Brasil. Nas eleições,
candidatos foram obrigados a utilizar a ferramenta. Pela primeira vez, a
Justiça determinou direito de resposta na rede social em função de
tuíte considerado ofensivo.
O Twitter é vital para políticos, empresas, profissionais e
celebridades, que continuam a liderar seu uso no Brasil (os 15 líderes
já passaram do milhão de seguidores).
Na Copa do Mundo, jogadores "furaram" jornalistas no Twitter e uma aula de utilização criativa foi dada pelo jornal "The Guardian".
O crescimento continua forte. O Twitter já angariou mais de 100 milhões
de usuários no mundo. O Brasil é o segundo país com maior utilização
proporcional da rede. Segundo pesquisa da comScore, 20% dos internautas
brasileiros usam a rede (excluindo-se LAN houses). E a América Latina é a
região em que o Twitter mais cresce: 305% em um ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário