Os fabricantes de videogames estão deixando para trás um ano de vendas
fracas, mas esperam que a nova geração de jogos para tablets, celulares e
redes sociais estimule o retorno ao crescimento em 2011.
A avalanche de jogos como Infinity Blade, para iPhone, e Angry Birds,
para iPhone e smartphones com Android, atraiu novos consumidores para os
jogos. Ao mesmo tempo, a produtora de videogames Zynga fez da rede
social Facebook uma plataforma de sucesso, com jogos populares como
FarmVille (55 milhões de usuários pos mês) e CityVille (44 milhões).
"Antes estávamos descobrindo como produzir jogos sociais, agora estamos
dominando a arte de produzi-los," disse Mark Skaggs, vice-presidente de
desenvolvimento de produtos na Zynga.
Ele afirmou que a próxima geração de games para o Facebook garantirá
"uma experiência de jogo mais profunda, formato mais desenvolvido e
experiências sociais mais amplas e melhores."
As vendas norte-americanas de hardware, software e acessórios para
videogames devem atingir US$ 20,9 bilhões em 2010, após os resultados do
período de Natal serem contabilizados. O número representa queda de 4%
ante 2009, segundo Jesse Dvinich, vice-presidente da Electronic
Entertainment Design and Research.
No entanto, considerando a desaceleração econômica que continua a ter
impacto sobre a renda disponível dos usuários, os líderes do setor
antecipam que 2011 trará uma onda de novas fontes de receita, como
conteúdo para download, jogos para aparelhos móveis, entre outras.
Com o acréscimo das novas fontes de receita, Arvind Bhatia, analista
sênior de pesquisas da Sterne Agee, projeta alta de 5% nas vendas de
videogames nos Estados Unidos e na Europa este ano, mesmo nível de
crescimento previsto para 2011.
Na CES (Consumer Electronics Show), feira de eletrônicos que acontece em
janeiro em Las Vegas, empresas como Samsung e Verizon lançarão novos
smartphones e tablets que permitirão o acesso a jogos para mais
consumidores.
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