sábado, 17 de outubro de 2009

Com Windows Mobile, Microsoft enfrenta disputa acirrada em sistema móvel

Líder inconteste no mercado de sistemas operacionais para computadores, a Microsoft enfrenta, com seu Windows Mobile, uma disputa muito mais acirrada no setor de plataformas para telefones celulares.
Nos últimos dois anos, a empresa testemunhou investidas sólidas de duas de suas maiores arquirrivais no mercado de smartphones: a Apple, com o iPhone; e o Google, responsável pelo sistema Android.



Boa parte dos principais fabricantes de celulares do mundo anunciou ou já está comercializando aparelhos com a plataforma móvel do Google --entre eles, HTC, Motorola, LG e Samsung.
Para tentar frear o avanço da concorrência, a Microsoft lançou na semana passada uma nova versão do Windows Mobile, a 6.5.
Entre as principais novidades, estão mudanças na interface que buscam tornar o sistema mais facilmente operável com a ponta dos dedos em aparelhos com telas sensíveis ao toque.
Em celulares com versões anteriores do Windows Mobile, o uso da canetinha era praticamente indispensável, já que as diminutas áreas de contato na tela exigiam precisão quase cirúrgica para ser alcançadas.
Outra novidade do Windows Mobile 6.5 é a loja virtual de programas Marketplace, seguindo uma tendência iniciada pela App Store, da Apple.
Massacre
Mas as melhorias não foram suficientes para agradar a imprensa especializada dos EUA, que perpetrou um verdadeiro massacre verbal contra o Windows Mobile 6.5 nos testes de aparelhos novos publicados na semana passada.
"O Windows Mobile 6.5 não é apenas uma decepção --ele mal parece estar finalizado", escreveu o site Gizmodo. Para o CrunchGear, já no título, o sistema "ainda é uma porcaria".
As críticas se concentraram na constatação de que o 6.5 não é muito mais do que um banho de loja na versão anterior, a 6.1, e que a Microsoft não aperfeiçoou elementos do Windows Mobile considerados arcaicos para os padrões atuais.
O próprio executivo-chefe da empresa, Steve Ballmer, parece concordar com a avaliação. Em setembro, em um evento promovido pela Microsoft, ele admitiu sua decepção com a equipe responsável pelo sistema. Para Ballmer, o prometido sucessor Windows Mobile 7 já deveria ter sido lançado.
Mas nem tudo foram pedras: o My Phone, sistema de backup on-line gratuito introduzido no 6.5, recebeu elogios. Com o sistema, é possível programar cópias automáticas de dados como contatos, mensagens de texto e fotos para a rede --assim, se você perder o seu celular, pode recuperar todo esse material e transferi-lo para um novo aparelho com Windows Mobile.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Nenhum comentário: