O que palavras aparentemente desconexas como Disney, cachorro e amendoim têm em comum?
Para a maioria das pessoas, elas não revelam muito, mas, se digitadas no
Google, apontam que a interessada nos temas é possivelmente uma mulher,
mãe de filhos pequenos e que sofre de alergias específicas.
Pode ser ainda que, a partir da identificação de seu perfil, a
internauta veja mais propagandas de produtos infantis, indicações
imobiliárias e, dali a alguns anos, até sugestões de escolas para
adolescentes.
Não se trata de pura adivinhação, mas da era em que informações
aparentemente simples viram material precioso para previsões de
comportamentos.
É o que relata Siva Vaidhyanathan, professor da Universidade da Virgínia em "A Googlelização de Tudo".
Mestre em criar conexões invisíveis baseadas nos interesses dos usuários
pesquisados na ferramenta de busca, o Google é, na visão do professor, a
principal ameaça à privacidade de dados pessoais nos dias de hoje.
Isso porque não esclarece que tudo o que se coloca na rede pode ser
monitorado por seus sistemas de identificação de navegação (os chamados
cookies) nem informa com precisão como os usuários podem configurar seus
critérios de busca para proteger suas informações.
A lógica perversa do Google, na avaliação de Vaidhyanathan, está ainda
em transmitir ao mundo que o acesso a seus serviços é gratuito, enquanto
o verdadeiro custo está na troca por detalhes da personalidade de cada
um.
São essas informações que renderão lucro à empresa, com a venda de anúncios direcionados a perfis específicos de usuários.
Dividida em seis capítulos, a primeira parte da narrativa se concentra
em mostrar o triunfo da aceitação da "googlelização" -presença cada vez
mais frequente do buscador em diversas áreas do conhecimento.
Indica ainda a criação de uma geração superficial, que aceita ver o
mundo por meio dos resultados de buscas no Google em detrimento de
conhecimentos profundos.
Desliza, no entanto, ao considerar o buscador como o principal vilão da
internet, reduzindo a importância de outras ferramentas concorrentes e
das redes sociais, que hoje podem ser a maneira mais avançada para
acumular informações sobre os internautas.
Na segunda parte do livro, o autor apresenta elementos políticos,
filosóficos e até psicológicos pelos quais tenta provar necessária a
reação dos internautas às forças dominantes na rede.
O livro é para quem quer conhecer os bastidores dessa potência da
internet mundial, mas não traz provas concretas -além do relato do
autor- sobre se o Google é bom, mau ou se é apenas esperto ao aproveitar
o espírito de "compartilhamento" dos internautas na rede.
É o início da análise sobre a dinâmica do controle da informação
virtual, mas está longe de ser uma resposta definitiva para a questão.
A GOOGLELIZAÇÃO DE TUDO
Autor Siva Vaidhyanathan
Editora Cultrix
Quanto R$ 35,91 (272 págs.)
Tradução Jeferson Luiz Camargo
Avaliação Regular
Nenhum comentário:
Postar um comentário