O setor de smartphones está sob o domínio dos celulares Apple e Android, que juntos respondem por cerca de metade das vendas totais, e a Microsoft vem reagindo com lentidão à popularidade rapidamente ascendente desses aparelhos.
IS12T, o primeiro smartphone a usar o sistema Mango, segundo a Microsoft |
"Os fabricantes de celulares andam nervosos quanto ao que o Google está fazendo. Qualquer empresa que inverta sua posição e passe a ser um concorrente é motivo de preocupação", disse o presidente da divisão de celulares Windows da Microsoft, Andrew Lees, em entrevista à Reuters nesta quinta-feira (20), em Hong Kong.
A RIM (Research in Motion), fabricante do BlackBerry, recentemente sofreu uma paralisação em sua rede e isso também pode beneficiar concorrentes como a Microsoft, segundo analistas.
A Microsoft vê Estados Unidos, Europa e China como principais mercados para seu novo sistema operacional Mango.
"Com a queda nos preços dos aparelhos, os mercados emergentes se tornaram uma imensa oportunidade, mas os mercados existentes na Europa e nos Estados Unidos interessam da mesma forma, porque, com a queda dos preços, mais gente ingressará no mercado de celulares inteligentes," disse Lees.
Analistas do grupo de pesquisas IDC calculam que a fatia de mercado do Android deva subir a mais de 40%, ante pouco mais de 20% em 2010, enquanto o iOS da Apple deverá crescer para mais de 20%, contra 15% em 2010.
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