O preço dos produtos à venda em sites da internet subiu 0,7% em outubro,
após dois meses de índices negativos em agosto e setembro. Os itens que
mais puxaram a alta dos preços foram das categorias "cine e foto" (2,5%
de aumento), "linha branca" (2,2%) e "livros" (1,6%).
Outras categorias que tiveram alta de preços, segundo o índice
e-Flation, foram "perfumes e cosméticos" (alta de 1,3%),
"eletroeletrônicos" (0,7%) e "brinquedos" (0,2%).
Ajudaram a frear a inflação em outubro os itens de "telefonia e
celulares" (queda de 2,9%), "CDs e DVDs" (1,6%), "medicamentos" (0,4%),
"eletroportáteis" (0,2%) e "informática" (0,1%).
"Por conta da proximidade do Natal, já notamos aumento nos preços, tanto
no comércio eletrônico como em lojas físicas. Com isso, a tendência é
que, até o final do ano, continuará sendo constatada inflação sazonal em
diversas categorias", diz Cláudio Felisoni, presidente do conselho
responsável pela pesquisa.
O e-Flation, indicador da FIA (Fundação Instituto de Administração), tem
como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados
on-line, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.
A variação de preços é avaliada entre a segunda quinzena do mês anterior
à primeira quinzena do mês em referência (no caso do levantamento,
entre 16 de setembro e 15 de outubro). Os itens que compõem a cesta de
cada uma das categorias são os mais anunciados entre os sites mais
procurados --os chamados de "campeões de vendas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário