O faturamento mundial das mídias sociais --jogos, sites de
relacionamento e qualquer outra página que promova atividades de
interação social entre pessoas-- crescerá acima de 40% neste ano e no
próximo, segundo estimativa da empresa de pesquisa Gartner.
Serão US$ 10,3 bilhões de faturamento em 2011, crescimento de 41,4% em
relação aos US$ 7,3 bilhões do ano passado. Para o ano que vem, a
expectativa é de um crescimento ainda maior: 44,6%, para US$ 14,9
bilhões.
A receita do mercado pode chegar a US$ 29,1 bilhões em 2015, segundo a Gartner.
De acordo com empresa, o faturamento com propaganda continuará sendo o
principal motor do segmento. A estimativa é que o valor passe dos US$
5,5 bilhões previstos este ano para US$ 8,2 bilhões em 2012.
O montante será gerado por diversas formas de anúncios, como comerciais
em vídeo para dispositivos como PCs, celulares e tablets e o "display
advertising", propaganda que usa texto e recursos multimídia.
PROPAGANDA PERSONALIZADA
Na avaliação da empresa de pesquisa, os anunciantes vão migrar cada vez
mais dos "anúncios estáticos e por cliques" para sistema de "engajamento
contínuo", que usam dados coletados durante a navegação do internauta
para direcionar a propaganda que tem mais chance de resultar em uma
venda.
Os jogos sociais podem chegar a uma receita de US$ 3,2 bilhões em 2011, subindo para US$ 4,5 bilhões no ano que vem.
A assinatura de serviços, que sustenta os negócios de empresas como o
americano LinkedIn e o alemão Xing, não deve ser uma receita muito
importante para o segmento. Em 2011, a estimativa é que os pagamentos
somem US$ 236 milhões, evoluindo para US$ 313 milhões no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário