O uso corporativo de redes sociais para monitorar o mercado e divulgar
produtos cresce globalmente, mas as companhias têm dificuldade em medir
seus resultados.
Segundo pesquisa conduzida pela Harvard Business Review, encomendada
pela empresa de software SAS Institute, com 2.100 companhias, 69%
reconhecem o uso crescente de redes como Facebook e Twitter como
estratégia de negócios.
Da mesma forma, 46% consideram esses meios fundamentais para as
iniciativas de marketing e 42% declaram que as mídias sociais são
essenciais para o futuro.
No entanto, 50% afirmam que a estratégia não será levada a sério entre
os executivos de liderança até que seja possível medir os resultados.
A maioria (61%) diz que as próprias companhias precisarão passar por uma curva de aprendizado para melhorar o uso das redes.
Números de mercado mostram que não é por falta de investimentos que as
empresas não conseguem obter resultados das redes sociais.
De acordo com a Deloitte, US$ 5 bilhões serão investidos mundialmente em
publicidade em sites como Twitter, Facebook e Google+ neste ano,
entregando 2 trilhões de anúncios publicitários.
Na mira está uma massa de 1 bilhão de usuários únicos que devem navegar no ano.
Além dos anúncios diretos, essas companhias deverão comprar empresas na intenção de melhor gerenciar o relacionamento nas redes.
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