Se você aperta o botão "curtir" no Facebook dezenas de vezes por mês,
marca amigos em fotos com frequência e costuma enviar solicitações de
amizade, você pode ser considerado um "super usuário" da rede.
É o que conclui um estudo divulgado em fevereiro pela empresa Pew Internet, intitulado "Por que a maior parte dos usuários do Facebook recebem mais do que dão".
Os resultados indicam que 20% e 30% dos usuários do Facebook podem ser
considerados "super usuários" ("power users"), ou seja, utilizadores que
realizam com frequência muito acima da média uma das quatro atividades
centrais do site: curtir, marcar fotos, mandar mensagens privadas e
adicionar contatos.
O site da firma Demandforce criou um infográfico (em inglês) para ilustrar os resultados.
A pesquisa mostra que o usuário médio da rede social é maior receptor do que remetente em todas as atividades principais.
Durante o período de estudo --pouco mais que um mês--, o conteúdo dos
usuários foi curtido 20 vezes, na média. Ao mesmo tempo, eles curtiram
14 vezes material de seus contatos.
63% dos participantes receberam uma solicitação de amizade, mas somente
40% as enviaram. 35% foram marcados em fotos de amigos, enquanto 12%
fizeram marcações do tipo.
Mensagens privadas também costumam ser mais recebidas que enviadas: a
média de emissões foi de 12 mensagens --e nove recebimentos, no mesmo
período.
Os "super usuários" tendem a se especializar em uma dessas quatro ações
principais, segundo a pesquisa --e só 5% é assíduo em todas elas.
O estudo, que mesclou informações de banco de dados da rede social com
respostas de questionários, foi realizado com 2.255 usuários americanos
do Facebook --dentre os quais 269 concordaram em ter sua atividade na
rede social monitorada durante o período da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário