O Google revelou nesta quinta-feira grandes mudanças em seu negócio de
vendas online, que provavelmente se mostrarão controversas no segmento
de comércio eletrônico.
A partir de setembro, os resultados de buscas por produtos para usuários
nos Estados Unidos serão influenciados pelo valor pago por vendedores e
anunciantes, disse um executivo da empresa. Antes, os resultados eram
exibidos principalmente por relevância, e o programa era gratuito.
A companhia também irá renomear o serviço, atualmente chamado Google Product Search, para Google Shopping.
"Estamos começando a transição do Google Product Search nos EUA para um
modelo puramente comercial", disse o vice-presidente de administração de
produtos do Google Shopping, Sameer Samat. "Isso concederá a vendedores
maior controle sobre a posição em que seus produtos aparecem no Google
Shopping".
O Google está presente no setor de listagem e busca de produtos há cerca
de uma década. Durante esse período, a empresa forneceu a vendedores
acesso gratuito a compradores.
O Google lucrava por meio da exibição de anúncios pagos de produtos
junto às listagens orgânicas, ou gratuitas, de outros produtos, de
acordo com o presidente-executivo da Mercent, Eric Best. A Mercent ajuda
vendedores a disponibilizar seus produtos por meio do Google e de
outros sites de comércio online, como Amazon.com e eBay.
"Hoje, esse modelo desaparece", disse Best. "É um grande acontecimento".
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