quarta-feira, 30 de maio de 2012

No Brasil, 16% dos PCs têm proteção zero contra ameaças, diz estudo

Um estudo indica que 15,5% dos computadores no Brasil não têm software contra ameaças virtuais instalado, o que os torna mais vulneráveis a invasões de hackers e a vírus.
Os dados são de um levantamento divulgado pela companhia de segurança digital McAfee nesta terça (29), em que foram analisados cerca de 28 milhões de computadores por mês em 24 países diferentes durante o ano passado.
O país ficou em 17º lugar entre os países analisados que têm mais PCs desprotegidos. No mundo, a média de máquinas com exposição total foi de 17%.
"A liberdade de navegar na internet tem o custo de uma possível exposição indesejada", diz o vice-presidente da McAfee Steve Petracca na nota oficial, divulgada em um blog da empresa.
Os cinco países estudados com mais computadores carentes de software de proteção foram Singapura (21,75%), México (21,57%), Espanha (21,37%), Japão (19,35%) e EUA (19,32%).
A Finlândia aparece no levantamento como o país mais "prevenido", com 90,33% de PCs com software de proteção contra ameaças --ou 9,67% de desprotegidos.
É bom lembrar que um antivírus ou firewall --que combate ataques de hackers-- não torna um PC invulnerável, segundo Rosen Sharma, ex-presidente do departamento de tecnologia da McAfee.
"Na verdade, a taxa de detecção de vírus dos softwares é muito ruim. Se não ter antivírus é como estar pelado, tê-lo é vestir uma roupa transparente", disse Sharma ao site "TechCrunch".

Nenhum comentário: