quinta-feira, 31 de maio de 2012

Uso de internet no celular cresce 340% em um ano

O número de brasileiros que passou a utilizar a internet pelo celular mais que triplicou em apenas um ano. Apesar de apenas 17% das pessoas acessarem a rede por meio de seus celulares em 2011, esse número era de 5% no ano anterior --crescimento de 340%--, segundo pesquisa do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
Uso de internet no celular aumentou no Brasil
"Não há erro que possa contestar esses números", diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). "A tendência de crescimento é exponencial."
A porcentagem de brasileiros que acessavam a internet pelo celular se mantinha estável na pesquisa anual TIC Domicílios, do CGI.br: desde 2008, variava entre 6% e 5%. Em 12 meses, subiu para 17%.
Cappi diz que países de infraestrutura precária, como os africanos souberam usar o celular para levar acesso à população. "Países africanos utilizam o celular como inclusão não só digital, mas também financeira."
SEGUNDA TECNOLOGIA NOS LARES
O celular é a segunda tecnologia mais presente nos domicílios brasileiros, atrás apenas da televisão. Ele faz parte do cotidiano de 87% dos lares no país, enquanto a TV chega a 98% deles. Em 2008, 72% das residências tinham o aparelho.
Para Tatiana Jereissati, coordenadora da pesquisa TIC Domicílios 2011, o celular tem muito potencial. "A penetração do celular entre a população é muito grande."
Em relação a outros dispositivos tecnológicos, como desktops e notebooks, a penetração é muito maior. Os computadores de mesa chegam a apenas 37% das residências, e os portáteis, a 18%.
INTERNET BRASILEIRA
A pesquisa TIC Domicílios 2011, realizada anualmente pelo CGI.br, foi realizada em 25 mil domicílios de 317 municípios brasileiros em 2011.
Este é o 7o ano em que ela é realizada, e a coleta das informações foi feita pelo Ibope Inteligência entre outubro de 2011 e janeiro de 2012. O erro amostral é de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.

Nenhum comentário: