sábado, 31 de outubro de 2009

Prefeituras implantam chips em cães para evitar abandono e maus-tratos

Para evitar abandono, maus-tratos e furto, prefeituras pelo país estão aderindo ao implante de microchips em cães. Em Florianópolis (SC), cem animais receberam o dispositivo na quarta-feira (28).
O chip ainda não é obrigatório, mas todos os cachorros que saem do Centro de Zoonoses da cidade recebem o equipamento --que é menor que um grão de arroz.
A partir do início do próximo ano, todos os cães que passarem pelo centro receberão a peça, onde constam informações do animal e de seu proprietário.
No início deste ano, um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade do chips em todos os animais domésticos foi encaminhado para a Câmara Municipal de Florianópolis. Medidas parecidas também estão sendo tomadas em Curitiba e no Rio Grande do Sul.
Para a diretora de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Florianópolis, Maria da Graça Dutra, o abandono de animais é uma questão "calamitosa" e uma das medidas para inibi-lo é a identificação eletrônica dos donos. Uma vez constatado o abandono, o responsável pode ser punido com multa e até prisão.
"Não revelamos onde o chip está sendo implantado porque existem pessoas más que podem tentar tirá-lo da pele do cão", disse Dutra.
Outras cidades
A Prefeitura de Curitiba (PR) também se articula para começar a instalação do material nos animais. Inicialmente, apenas os animais de donos interessados que pagarem o valor do microchip receberão o dispositivo. Depois, a oferta deve ser ampliada.
No último mês, foi sancionada no Rio Grande do Sul uma lei que obriga a implantação de chips nos cachorros comercializados no Estado. A medida passa a vigorar daqui a dois meses.
Belo Horizonte (MG) já adotou a obrigatoriedade do chip em pit bulls há dois anos, quando uma portaria da Secretaria Estadual de Defesa Social disciplinou a criação da raça. Mais de 2.000 já receberam o equipamento.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

E-mail ainda vai demorar a desaparecer, diz pesquisadora

O e-mail não deve desaparecer completamente em um futuro próximo, na opinião de Mary Madden, pesquisadora do Pew Internet & American Life Project. "No mundo dos negócios, o e-mail ainda é absolutamente central para que as pessoas conduzam seus negócios e deem continuidade ao trabalho", afirma.
"O que estamos vendo é usuários de internet tirando partido de um vasto leque de opções de comunicação que eles têm ao seu dispor, como e-mail, redes sociais e Twitter. E eles estão descobrindo as ferramentas que atendem às suas necessidades em diferentes contextos e em diferentes aspectos de suas identidades on-line", acrescenta.
Para o pesquisador Stowe Boyd, nenhum meio de comunicação morre rapidamente, mas decai em curva. "E estamos caminhando para um declínio acentuado no uso de e-mail. Nos próximos dez anos, o e-mail vai deixar de compor a grande parte das mensagens e se tornará minoria", analisa.
Segundo ele, e-mails não são muito bons para o propósito da maioria das pessoas, que é o de se comunicar de forma aberta com pessoas que elas conhecem bem.
"Ele foi projetado para ser segredo e funciona muito bem para empurrar mensagens de massa para estranhos. Além disso, o armazenamento e o envio baseados na ideia de que as pessoas não estão on-line o tempo todo não faz mais sentido, pois elas estão cada vez mais conectadas."
Segundo Boyd, as pessoas vão passar cada vez mais tempo on-line. "Interações em tempo real vão se tornar a modalidade dominante da cultura da internet no futuro."
Já a pesquisadora Raquel Recuro acha difícil argumentar que uma tecnologia possa morrer. "O e-mail ainda é muito usado. Tem problemas, é claro, como quase todas as outras tecnologias. Penso que, enquanto for útil para as pessoas, será usado", afirma, acrescentando que não vê outras ferramentas como substitutas.
"O e-mail é usado para comunicações mais assíncronas, enquanto o IM, o Orkut etc. são mais focados em comunicações síncronas."

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Cada geração age de uma forma na rede

Pessoas de diferentes gerações se relacionam de formas distintas na internet.
Estudo do Pew Internet aponta que mais da metade da população adulta na internet tem de 18 a 44 anos. Um percentual maior de pessoas mais velhas estão mais on-line agora do que no passado, realizando atividades como pagar contas no banco, fazer compras e procurar informações sobre saúde.
João Paulo Cavalcanti, sócio da Box 1824, empresa que faz pesquisa de tendências, identifica diferentes comportamentos entre as gerações. Sua empresa define três tipos de usuários de internet.
Os primeiros são os nativos digitais, que têm de sete a 17 anos e se alfabetizaram e desenvolveram sua leitura na internet. "Eles possuem a leitura não linear. É uma parcela da geração jovem que enfrenta dificuldades tanto para ler quanto para escrever textos lineares, algo que tem desafiado professores do mundo inteiro", diz.
O conhecimento sobre diferentes assuntos dessa geração é amplo, mas o conhecimento profundo em relação a um assunto específico se aplica apenas a alguns tópicos. "É um público que possui uma capacidade de dispersão muito grande."
Segundo Cavalcanti, essa geração não desenvolveu uma relação muito intensa com os e-mails e prefere a comunicação instantânea.
"A questão é que quando a vida profissional passar a exigir essa comunicação mais formal dos nativos digitais, muito provavelmente, os e-mails já tenham se modificado totalmente, como apontam iniciativas como o Wave."
Os crescidos digitais têm de 18 a 30 anos, se alfabetizaram fora da internet e desenvolveram a sua leitura na rede.
"Essa é a geração-ponte, que possui a formação híbrida entre a leitura linear e a não-linear. Ainda possuem uma ampla capacidade de leitura e construção de textos lineares e adotam o e-mail como uma de suas principais formas de comunicação. Mas possuem grande facilidade para lidar com novas ferramentas."
Os pré-digitais, por sua vez, têm de 30 a 50 anos --são os pais ou mesmo os avós dos nativos. "Eles formaram seu comportamento de leitura em um mundo muito diferente do mundo de hoje", diz Cavalcanti. Ele acrescenta que, diferentemente do que aponta o senso comum, esse público se adapta rapidamente à evolução das tecnologias.
"Hoje o crescimento de redes sociais como o Facebook ocorre com mais força entre esse público do que entre o público abaixo dos 30."
Sempre on-line
Para Cavalcanti, a utopia dos anos 1990 de que estaríamos sempre conectados está se tornando real. "O que é importante é que não estamos mais falando da evolução tecnológica como o nascimento de mais e mais dispositivos como celulares, netbooks, e-papers.
O que é relevante é que todos esses dispositivos apontam para uma mesma "máquina maior" que é a internet. Isso quer dizer que, por meio dos mais diferentes dispositivos, nos mais diferentes lugares, acessamos nossos dados. E isso muda tudo."

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Após ser visto com descrença, Twitter muda comunicação

À primeira vista, ter apenas 140 caracteres para dizer alguma coisa pareceu pouco, desnecessário. Mas o que foi visto com descrença por parte dos usuários de internet, em 2006, virou uma febre três anos depois. Com cerca de 50 milhões de usuários, o Twitter já é apontado como uma revolução na comunicação na internet.
"Certamente, ainda há pessoas usando e-mail. Mas há mudanças que dizem respeito a se comunicar de forma mais ampla. Há valor nessa abertura", afirmou à Folha Biz Stone, cofundador do serviço.
"E-mail só fica chegando e, se você o ignora por um dia, terá uma caixa lotada. O mesmo ocorre com mensageiros instantâneos, principalmente se seus amigos sabem que você está on-line. E eles ficam dizendo "eu sei que você está aí, por que não me responde?".
Com o Twitter, a expectativa muda. Você pode ficar muito conectado, o tempo todo, mas você pode ignorá-lo por dois dias, pode não responder, porque não é rude não responder, você escolhe", analisa.
Steve Johnson, especialista em tecnologia, afirmou que redes sociais são vulneráveis e sucumbem ao gosto inconstante dos usuários, mas que o Twitter já mudou a forma de comunicação na internet.
"É perfeitamente possível que três ou quatro anos a partir de agora tenhamos um sucessor. Mas os elementos chave da plataforma Twitter --a estrutura de seguidores, o compartilhamento de links, a busca em tempo real- prosseguirão."

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Google Wave quer ser mais popular que correio eletrônico

E se o e-mail fosse criado hoje? Com esse questionamento, o Google lançou a versão de testes do Wave, seu tão falado serviço que pretende mudar a forma como nos comunicamos na internet. A plataforma de colaboração em tempo real junta e-mail, bate-papo, compartilhamento de arquivos e ferramentas de edição colaborativa.
A ideia é que os usuários criem ondas e adicionem documentos e colaborações. A experiência de escrever um e-mail, conversar no chat e ver se tudo está fluindo corretamente muda. Tudo é múltiplo e instantâneo --depois, é claro que você se familiariza com o programa.
Se você costuma enviar mensagens para múltiplos destinatários, vai gostar do que o Wave pode fazer por você. É possível que todos tenham acesso às informações ao mesmo tempo. Por enquanto, o Wave ainda é restrito a convidados.
Segundo a empresa, o Wave é mais seguro do que o e-mail tradicional. "Isso porque o Google tem se concentrado em enfrentar questões de privacidade e segurança desde que o produto foi construído, em vez de esperar para lidar com eles mais tarde", disse o gerente de produto Greg D'Alesandre.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Vírus e spam afastam usuários de suas contas

Se você usa um provedor de e-mail não muito eficiente, é bem provável que se depare com mensagens indesejadas a cada vez que abre sua caixa de entrada. Promoções, pedidos de ajuda financeira e comoventes correntes que buscam crianças desaparecidas são apenas alguns dos exemplos.
Há especialistas que dizem que a quantidade de mensagens indesejadas é responsável por afastar usuários do e-mail --eles acabam optando pela praticidade e pela rapidez das redes sociais.
"O e-mail morreu para um grupo de usuários. Para a geração mais nova, por exemplo", analisa Kevin Marks, engenheiro do Google. "Eles enxergam [o e-mail] como uma coisa barulhenta, repleta de spam, que os incomoda todos os dias. Eles veem o e-mail como uma forma de falar com a universidade, o banco", disse durante o Future of Web Apps, evento de tecnologia que ocorre nos EUA.
Para ele, tecnologias como OpenID --sistema de identificação única para vários serviços-- tendem a mostrar que as identidades on-line serão mais definidoras do que os endereços de e-mail.
Ataques
Nos últimos meses, grandes serviços de e-mail como Hotmail e Gmail têm sido vítimas de ataques de phising. O termo é usado para caracterizar a prática de usar endereços falsos para tentar fazer com que as pessoas revelem informações importantes, como seus dados bancários.
Segundo relatório da companhia MarkMonitor, os ataques de phishing estão em alta e têm tido como alvos sites de pagamento e redes sociais.
Para evitar problemas, especialistas recomendam que os usuários mantenham sistemas antivírus atualizados e criem senhas fortes que devem ser trocadas periodicamente.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Escolas se atualizam por atenção dos alunos

Para conseguir a atenção de uma geração que já nasceu conectada à internet, escolas se valem da tecnologia para aproximar alunos e professores e valorizar o aprendizado.
"A gente observa que os alunos precisam de novas formas de comunicação para se sentirem mais atraídos pelo que estão estudando", diz Elizabeth Fantauzzi, professora de webdesign e de fotografia digital do Colégio Santa Maria, em São Paulo.
No site da escola, professores postam materiais como tarefas de aula, textos para leitura, lições de casa, simulados, questões comentadas do Enem e do vestibular e sugestões de filmes e exposições. Há espaço também para blogs.
E-mails, no entanto, parecem obsoletos. "Eles não usam nem valorizam o correio eletrônico", diz a professora, acrescentando que costuma observar seus alunos trocando mensagens no Twitter com o conteúdo de aulas.
Ela ressalta que o acompanhamento dos professores é fundamental para que o aluno faça um uso crítico da tecnologia.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Correio eletrônico ainda é prioridade para adultos, aponta pesquisa

Jovens de 18 a 24 anos preferem se desfazer de suas contas em redes sociais a abandonar suas contas de e-mail, aponta estudo do Participatory Marketing Network, dos EUA.
O grupo ouviu mais de 200 jovens. À pergunta sobre qual atividade eles menos gostariam de deixar de lado por uma semana inteira, apenas 9% dos jovens responderam "redes sociais", enquanto 26% disseram "e-mail".
Outros 26% afirmaram que não deixariam de lado a troca de recados via SMS.
A pesquisa revela, também, que o tempo gasto em redes sociais é quase o mesmo que o tempo dedicado à troca de e-mails --33 horas por mês contra 31 horas, respectivamente.
Uma das justificativas para esse comportamento, aponta o site Read Write Web, é que essa geração superconectada está crescendo e, talvez, tenha passado a valorizar o e-mail para questões de trabalho.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Para velocidade, jovens preferem rede social e SMS

Quando quer conversar com amigos, resolver algum problema, tirar uma dúvida ou contar uma novidade, Luísa Jubilut, 15, gosta de rapidez. Por isso, deixa o e-mail de lado e opta por usar o Orkut, o Facebook ou o MSN Messenger.
"Pergunto alguma coisa, aperto o Enter e, no mesmo segundo, a pessoa responde", diz a aluna do primeiro ano no ensino médio. E-mail, para ela, só serve para enviar arquivos mais pesados, como fotografias. "Não é automático, então demoro muito para ter resposta."


Assim como Luísa, diversos adolescentes preferem atualizar seus status no Twitter ou compartilhar no Facebook para onde vão ou o que acharam da última prova da escola.
Pesquisa do Pew Internet & American Life Project aponta que o e-mail vem perdendo espaço para mensageiros instantâneos e SMS como forma de comunicação com os amigos.
"Os adolescentes estão bem menos enamorados com o e-mail e preferem se comunicar com os amigos por mensagem de texto e redes sociais. O e-mail é visto como uma ferramenta usada para se comunicar com "gente velha", como pais e professores", afirma em entrevista à Folha Mary Madden, pesquisadora do Pew Internet.
Para Madden, os adolescentes se valem da tecnologia para passar por uma fase bastante sociável de suas vidas. "É muito importante para eles se sentirem no circuito e não se desconectarem em nenhum momento. Mesmo quando não estão juntos, eles querem saber o que está acontecendo na vida de seus amigos."
Terceiro espaço
Ela ressalta, ainda, que a internet funciona como um terceiro espaço para os adolescentes --sendo o primeiro a casa e o segundo, a escola. "A rede funciona como um lugar além, em que eles podem conversar, socializar e explorar suas identidades e relações, que estão em constante mudança."
O uso de e-mail entre adultos, no entanto, alcança uma porcentagem alta. Pesquisa feita pelo instituto em setembro aponta que 89% dos adultos enviam ou leem e-mail --e 58% fazem isso em um dia comum.
A estudante de relações públicas Fernanda Daprá, 21, é uma exceção. Ela só usa e-mail no trabalho. "E-mail pessoal eu abro de vez em nunca. Não gosto. É muito confuso, as pessoas mandam umas coisas que não têm nada a ver", diz.
Ela prefere usar o Orkut, o Facebook e o Twitter. "Nas redes sociais, ninguém me manda corrente. É direto, mais rápido. Todo mundo é curioso. Chega um scrap, você vai olhar. E e-mail nem sempre você abre na hora", diz a estudante, que mantém seu perfil acessível apenas para amigos.
Segundo o Ibope Nielsen Online, adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos abrem 87 páginas de sites de e-mail por mês. Na faixa de 18 a 34 anos, cada usuário de e-mail abre no mês uma média de 514 páginas, o que mostra como o correio eletrônico recebe bem mais atenção entre os mais velhos.
No que diz respeito a redes sociais, a diferença é menor. Os adolescentes acessaram, em setembro, 877 páginas de redes sociais, enquanto os adultos fizeram isso 819 vezes.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Internautas usam cada vez mais as redes sociais para trocar mensagens

Você checa e-mail várias vezes ao dia, usa sua caixa de entrada como um arquivo da sua vida e até manda lembretes para si mesmo sobre o que tem que fazer? E acha que a sua relação é a mais natural possível com a internet?
Então saiba que o e-mail, criado nos anos 1960, é uma ferramenta que tem perdido espaço na rede. O crescimento de redes sociais como Orkut e Facebook e de serviços como o Twitter aponta que usuários estão tentando se comunicar com mais velocidade.
Os adolescentes puxam essa onda. Pesquisa do Pew Internet & American Life Project, dos Estados Unidos, aponta que o e-mail vem perdendo espaço para os mensageiros instantâneos e o SMS como forma de se conectar com os amigos.
"O e-mail é visto como uma ferramenta usada para se comunicar com "gente velha", como pais e professores", afirmou em entrevista à Folha a pesquisadora Mary Madden.
Ferramentas como o Wave, do Google, reforçam a tendência ao enaltecer a multiplicidade e a instantaneidade.
"Embora o e-mail seja um formato de comunicação muito importante, a partir de agora só decairá no uso", afirma João Paulo Cavalcanti, sócio da Box 1824, empresa de pesquisa de tendências.
Ele cita estudo da Nielsen que aponta que o uso de softwares sociais superou a penetração do uso de e-mail. "Ou seja, os softwares sociais, principalmente o Facebook, já representam a principal forma de relacionamento via internet."

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Chips de carros vão substituir radares em São Paulo

A instalação de chips nos mais de 6 milhões de veículos de São Paulo, com início previsto para 2011, vai substituir os radares e facilitar a orientação do trânsito.
De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, praticamente 100% dos cerca de 15 mil km de vias da cidade serão mapeados com as antenas que captam os sinais dos chips. Hoje, apenas 8,5% das vias têm monitoramento e fiscalização.
"Com essas antenas, não haverá necessidade mais de instalação de novos radares, porque elas poderão funcionar como radares para velocidade, para leitura automática de placas, para determinar que numa determinada via naquele momento só possam passar caminhões", afirmou.
Ele citou como exemplo um problema qualquer de trânsito na marginal Tietê que congestione a via. Se os técnicos acharem necessário isolar duas faixas apenas para caminhões, deixando as demais para os carros, a medida poderá ser feita automaticamente. Hoje, isso só é possível se houver uma reprogramação de todos os radares da marginal para identificar a irregularidade.
Moraes disse também que a tecnologia vai permitir que as blitze sejam feitas com menos interferência de trânsito.
"Hoje, quando tem uma blitz, há necessidade daquele afunilamento, de ir parando carro por carro. Esse sistema, já com uma distância razoável, vai apontar qual é o veículo que está irregular, seja irregularidade administrativa ou irregularidade penal, veículo furtado ou roubado", disse o secretário.
Segundo ele, não existe possibilidade de violação de sigilo com a nova tecnologia. "Não há a mínima possibilidade de o operador que verifica o tráfego de veículos saber instantaneamente qual é o proprietário daquele veículo. Há uma série de codificações. Esse é um ponto para a população ficar absolutamente tranquila."
A licitação para a contratação do serviço será realizada em 2010. A empresa contratada, por parceria público-privada ou concessão, terá de comprar e instalar os chips, as antenas e todo o sistema de monitoramento que vai disponibilizar os dados para os órgãos de fiscalização -CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), SPTrans e Polícia Militar.
Moraes afirmou que o custo de instalação dos chips vai ser bancado pela prefeitura.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) reconheceu que a tecnologia dos chips permitirá a instalação de pedágios urbanos, mas afirmou que em São Paulo isso não vai ocorrer. "Nas cidades que quiserem implantar o pedágio, é evidente, é uma tecnologia que pode ser usada. Na cidade de São Paulo, não haverá pedágio urbano", disse.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Serviço de banda larga da Vivo retorna após instabilidade

A operadora Vivo reconheceu problemas em seu serviço de internet de banda larga, conhecido como Vivo Zap, durante o fim da tarde desta sexta-feira (30).
De acordo com a empresa, ocorreu uma "dificuldade sistêmica na rede" que afetou uma minoria de usuários nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No entanto, atendente do serviço de atendimento ao consumidor da Vivo informou que o problema teria ocorrido "em todo o território nacional".
O falha teria iniciado por volta das 17h, com idas e vindas na conexão, até ser resolvido por volta das 19h30. Usuários como Eduardo Briguenti relataram no Twitter a falha e o retorno.
A Vivo diz que apenas a conexão de dados foi afetada, não o serviço de telefonia de voz.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Nokia anuncia que fechará serviço de games N-Gage

A Nokia deve fechar sua combalida plataforma de games N-Gage no ano que vem, reconhecendo a derrota de sua primeira grande tentativa de oferecer um serviço de aplicativos para seus aparelhos.
O serviço de download de jogos da fabricante de celulares enfrentou grandes desafios ao longo dos anos, já que seus modelos específicos para games não atraíram aos consumidores.
O serviço on-line de games, lançado no ano passado, nunca chegou a ir além de um público de nicho.
A Nokia vem buscando novas formas de gerar receita com serviços on-line, com o amadurecimento de seu tradicional mercado de celular, e os setores de jogos e música foram o primeiro foco da fabricante de aparelhos móveis.
"Não iremos mais disponibilizar novos games para o aplicativo N-Gage", disse a Nokia no blog do serviço.
A empresa afirmou que os jogos deste seu primeiro serviço de downloads poderão ser comprados até o fim de setembro de 2010, e que o site da comunidade continuará aberto durante todo o ano que vem.
Após o fechamento do serviço, a Nokia continuará a vender jogos para celular através de sua loja on-line Ovi, concorrente menor da App Store, da Apple.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

TIM intensificará venda de 3G em áreas que já têm cobertura

A TIM vai adotar a partir de agora uma estratégia cirúrgica de comércio de serviços com tecnologia 3G. O presidente da empresa, Luca Luciani, afirmou nesta sexta-feira, durante apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2009, que a operadora intensificará a venda de 3G em áreas onde já há boa cobertura.
O objetivo da ação é investir em qualidade diferenciada ao acesso à banda larga, o que não seria possível com um plano geral de ação. "Vender web onde não há boa cobertura, isso é perda de valor", afirmou Luciani.
A cobertura 3G alcançou mais de 55 cidades e está disponível para 30% da população urbana brasileira. A TIM focará em 20 capitais e aproximadamente 50 cidades em seu plano de ação.
A companhia continuará dando prioridade à cobertura 2G para dar suporte ao forte aumento de tráfego. De acordo com Luciani, serão gastos até o fim do ano 18% da receita da empresa em redes, tanto 2G como 3G.
Nas áreas onde não há cobertura 3G, a empresa afirma desenvolver pacotes mais atrativos, com preços -- e velocidade-- mais baixos.
"Vamos vender melhor, o que não quer dizer q vamos vender mais. Vamos intensificar a venda na área boa", afirmou Claudio Zezza, diretor financeiro e de relações com investidores.
A TIM anunciou hoje lucro líquido de R$ 61 milhões no terceiro trimestre deste ano, contra prejuízo de R$ 12 milhões um ano antes, e perdas de R$ 15 milhões no trimestre anterior.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Icann oficializa uso de caracteres não latinos em endereços de sites

O uso de outros alfabetos além do latino, também conhecido como romano, poderá ser utilizado em endereços de sites a partir da metade de 2010, oficializou a Icann (organismo americano que administra a rede), no fim da conferência de seis dias do órgão em Seul (Coreia do Sul).
A ampliação havia sido anunciada no início da semana pela Icann. 

Assim, caracteres do japonês, mandarim, árabe, coreano, cirílico (do russo) ou outros idiomas que não utilizam caracteres romanos poderão ser usados. Até agora, somente letras de A a Z, os dígitos de 0 a 9 e o hífen podiam ser utilizados para os endereços.
A organização vai lançar um processo para aprovar os chamados nomes de domínio internacionalizados (IDNs) em 16 de novembro, disse o presidente da Icann, Rod Beckstrom.
"É uma mudança técnica, porém muito importante na internet desde sua invenção há 40 anos", disse o presidente do conselho de administração da Icann, Peter Dengate Thrush.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Anatel multa Claro, Vivo e Oi em quase R$ 5 milhões

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) multou as operadoras de celular Vivo, Claro e Oi em R$ 4,59 milhões. O motivo alegado pela agência foi descumprimento de metas de qualidade na prestação do serviço, estabelecidas no Plano Geral de Metas de Qualidade do setor de telefonia móvel. Os atos são de 2007 e 2008.
TIM lucra R$ 61 milhões e reverte perdas do trimestre anterior
Embratel terá reajuste de 0,4% para interurbanos
Claro fecha parceria para aumentar propaganda pelo celular
A Claro teve a maior multa, de R$ 2,67 milhões. A Vivo ficou com multa de R$ 1,3 milhão, por problemas detectados na prestadora de Minas Gerais. A Oi ficou com a menor multa, de R$ 613,3 mil. A decisão da Anatel foi divulgada nesta sexta-feira no "Diário Oficial da União".
De acordo com a assessoria da agência reguladora, um dos atos é referente a multas aplicadas em 2005 e 2006 contra a Amazônia Celular e a Telemig. Como as duas empresas foram compradas pela Oi e pela Vivo, respectivamente, as multas foram repassadas a essas empresas.
Não cabe mais recurso às multas e todas as operadoras, exceto a Vivo, já pagaram as penas.
O plano de metas do setor define padrões como a relação máxima de 1% entre o número total de reclamações e o número de assinantes. Outro exemplo: de cada mil clientes, a quantidade de reclamação sobre cobertura e congestionamento da linha não pode ser superior a quatro por mês.
Acordo
Há três meses, as operadoras de telefonia Claro e Oi propuseram ao Ministério da Justiça um acordo para evitar o pagamento de R$ 300 milhões pelo descumprimento às regras para call centers.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que as empresas devem apresentar um termo de referência, que vai indicar as medidas que serão adotadas por elas nos próximos meses para o efetivo cumprimento das regras de atendimento ao consumidor.
Até o fim do ano, o ministério deverá acompanhar a realização dessas medidas e, no caso do cumprimento efetivo, será possível fazer um acordo com as empresas para resolver as pendências judiciais. Tarso explicou, no entanto, que esse acordo não interrompe o andamento da ação que as operadoras estão respondendo na Justiça.
No final de julho, o Ministério da Justiça anunciou que a Claro e a Oi terão de responder na Justiça a uma ação ajuizada pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor por descumprimento às regras para call centers. A ação pede que cada uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais coletivos.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHORQUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Google cria obstáculo para empresas de navegação GPS

A incursão do Google no segmento de navegação por meio de celulares torna improvável que TomTom, Garmin e Nokia recuperem algum dia grandes investimentos recentes em tecnologia de navegação.
O Google informou nesta semana que criará tecnologia GPS e de coleta de dados de estradas para a nova versão do sistema operacional Android para smartphones.


"O novo software de navegação Google para Android é uma séria ameaça aos dispositivos de navegação da TomTom, Garmin e Nokia", disse Pablo Perez-Fernandez, analista da MKM Partners, referindo-se ao software Android, do Google, para celulares.
Nokia e TomTom gastaram mais de US$ 12 bilhões no total com a compra das firmas de mapeamento digital Navteq e Tele Atlas.
O software do Google, que oferece direções de locomoção a pé e de carro em tempo real, já estará disponível no aparelho Droid, da Motorola, a ser lançado na próxima semana.
A ferramenta afetará a TomTom de três formas: vendas de dispositivos de navegação pessoais, vendas de mapeamento digital da Tele Atlas e do software para o iPhone. A TomTom também comercializa o software para celulares que utiliza o sistema Windows, da Microsoft, mas não em volume significativo.
"O produto gratuito de navegação do Google pode mudar o jogo", disse Hans Slob, analista do Rabo Securities.
A TomTom perdeu um terço e a Garmin um quinto do seu valor de mercado --juntas, um total US$ 1,7 bilhão-- desde o anúncio do Google, conforme investidores se perguntam se as companhias podem manter controle sobre o mercado.
O smartphone com o dispositivo do Google seria colocado em um suporte no painel do carro --como outros aparelhos-- e fornecerá informação de navegação mais imagens da rua. O sucesso dependerá da exatidão e rapidez no fornecimento de direções.
O mercado de navegação --antes dominado pela Garmin e a TomTom-- se tornou mais populoso, com as duas líderes de mercado enfrentando concorrência apertada, à medida que a tecnologia é adotada no BlackBerry, da Research In Motion, no iPhone, da Apple, e aparelhos similares da Palm, Nokia e da taiuanesa HTC.
Desenvolvido há três décadas como uma tecnologia militar dos Estados Unidos, o uso de satélites de sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês) para apontar localizações agora é amplamente utilizado por consumidores.
Uma vez volumoso e frequentemente encontrado em carros, a tecnologia GPS agora é uma ferramenta padrão em celulares sofisticados.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Leis de proteção de dados do Reino Unido são inadequadas, diz UE


A Comissão Europeia tomou medidas e está cada mais perto de processar o Reino Unido por não dar a cidadãos privacidade e proteção de seus dados pessoais adequadas no uso de comunicação eletrônica.
O braço executivo da União Europeia afirmou nesta quinta-feira (29) que deu início à segunda fase de imposição de sanções legais para forçar a Grã-Bretanha a adequar sua estrutura de proteção de dados às regras do bloco de países europeus.
A Comissão afirmou que o país não cumpriu as regras da UE de proteção da confidencialidade de formas de comunicação como e-mail e navegação na internet.
O órgão deu entrada a uma ação legal, após fazer uma investigação de como o governo britânica reagiu às reclamações de pessoas sobre o uso de anúncios dirigidos pelos provedores de acesso à internet.
"A privacidade das pessoas e a integridade de seus dados pessoais... É um direito fundamental, protegido por lei na Europa. É por isso que a Comissão tem vigiado para assegurar que regras e direitos da UE sejam garantidos", disse a comissária de telecomunicações da União Europeia, Viviane Reding, em comunicado.
Ela afirmou que o governo britânico deve alterar suas leis para assegurar que seus cidadãos se beneficiem das defesas estabelecidas pelas leis de confidencialidade das comunicações eletrônicas da UE.
A Comissão disse que um dos problemas é a ausência de um órgão nacional independente para supervisionar se há intercepção da comunicação entre pessoas. Esse tipo de órgão é obrigatório sob a lei europeia.
O órgão disse que enviará ao país uma carta com sua "opinião argumentada", à qual o governo britânico terá dois meses para responder. Caso a Comissão não fique satisfeita com a resposta, pode levar o caso ao tribunal europeu, que forçaria a mudança na lei britânica.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Yahoo! inicia jornada para recuperar respeito, diz presidente

O Yahoo! prometeu triplicar sua margem operacional nos próximos três anos, buscando retomar seu crescimento e a confiança do investidor.
Durante apresentação a analistas, executivos afirmaram que a empresa de internet reparou falhas pequenas em suas operações que têm incomodado nos últimos anos, citando sua grande audiência on-line e relações com anunciantes como chave para sua recuperação.
Vários executivos do Yahoo! das áreas de vendas, engenharia e produtos subiram ao palco na quarta-feira na primeira reunião de dia inteiro da empresa com analistas desde maio de 2006.
O vice-presidente financeiro do Yahoo!, Tim Morse, afirmou que a empresa espera ter uma margem operacional de 15% a 20% até 2012.
Os executivos disseram que o Yahoo! irá atingir a nova marca de margem acelerando sua receita nos próximos anos, mas não quiseram especificar uma taxa de crescimento para a receita.
No último trimestre, a receita do Yahoo registrou uma queda de 12% ante um ano antes e ficou estável contra o trimestre anterior, em US$ 1,57 bilhão. A empresa teve uma margem operacional de cerca de 6% no terceiro trimestre, o que sua presidente-executiva, Carol Bartz, chegou a chamar de "patético" na quarta-feira.
"Hoje marca o começo de uma jornada de volta à respeitabilidade", disse Bartz.
"Ao longo do caminho, cá estamos, uma empresa de internet de 14 anos que, sem saber como, ficou chata", afirmou a executiva.
A empresa informou estar implantando diversas medidas, incluindo melhorar a relevância de seus anúncios ligados a resultados de buscas, o que deve impulsionar a receita gerada por publicidade.
Com o aumento da concorrência na web vinda de redes sociais como Facebook e Twitter, executivos do Yahoo afirmaram que sua mistura de conteúdo de notícias, entretenimento e esportes on-line, além de produtos de comunicação como webmail e mensagens instantâneas, manterão a relevância da empresa.
Executivos disseram ainda que o Yahoo! deve investir mais na redação para aumentar a produção de conteúdo próprio e aprimorar seus produtos on-line, segurando visitantes no site por mais tempo.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Prejuízo da Alcatel-Lucent aumenta no 3º trimestre e chega a US$ 269 mi

A fabricante de equipamentos de telecomunicação Alcatel-Lucent anunciou nesta sexta-feira um prejuízo de 182 milhões de euros (US$ 269 milhões) no terceiro trimestre, depois de ter registrado perda de 40 milhões de euros (US$ 59,2 milhões) um ano antes.
A receita, por sua vez, caiu 9,3% no trimestre passado, para 3,7 bilhões de euros (US$ 5,4 bilhões). Os resultados desapontaram os analistas.
Para este ano, a expectativa da empresa é de chegar ao equilíbrio entre receitas e despesas. O executivo-chefe da empresa, Ben Verwaayen, destacou a lucratividade da Alcatel-Lucent, em particular o avanço de 0,4 ponto percentual na margem de ganhos nos resultados operacionais na comparação com o ano anterior. Segundo ele, os esforços de cortes de custos favoreceram esse avanço.
A empresa já alcançou, segundo Verwaayen, 80% de seu plano de reduzir custos em 750 milhões de euros (US$ 1,11 bilhão) neste ano.
No segundo trimestre, a Alcatel-Lucent surpreendeu os investidores ao anunciar no segundo trimestre deste ano seu primeiro lucro desde a criação da companhia, em uma fusão em 2006. O lucro líquido foi de 14 milhões de euros (US$ 20,7 milhões, no câmbio de hoje) no período, frente a um prejuízo de 1,1 bilhão de euros (US$ 1,62 bilhão) no mesmo período de 2008.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Facebook recebe US$ 711,2 mi de indenização em caso anti-spam

A rede social Facebook recebeu US$ 711,2 milhões em indenizações relacionadas a um caso anti-spam contra o site de vendas na internet Sanford Wallace, segundo apontam documentos.
A Wallace não se opôs à proposta ou compareceu na audiência em 18 de setembro deste ano, segundo o documento arquivado na corte federal de San Jose, na Califórnia.


O site deu entrada no processo anti-spam contra a Wallace em fevereiro por acessar conta de pessoas inscritas no Facebook sem permissão, enviar e-mails falsos e publicar mensagens na página dos indivíduos, informou a companhia no blog.
"Embora nós não esperamos receber grande parte da indenização, nós esperamos que isso atuará como uma contínua intimidação", informou Facebook.
A Wallace não retornou imediatamente à solicitação da Reuters para comentar o assunto.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Rede de supermercados Wal-Mart começa a vender caixões

A maior rede varejista do mundo, a Wal-Mart, começou a vender caixões em seu website.
A rede, que vende desde roupas, acessórios e fraldas para bebês até alianças de casamento, agora pretende manter a lealdade dos clientes até depois de sua morte.
Os preços variam de US$ 895 (cerca de R$ 1.575) por um modelo de aço, até US$ 2.899 (cerca de R$ 5.102) por um modelo de bronze.
A rede de supermercados permite que os clientes paguem os caixões em até 12 prestações, sem juros. Os caixões ficam prontos para entrega em 48 horas.
Um porta-voz da Wal-Mart Ravi Jariwala disse que a nova linha de caixões é "um teste limitado para entender a resposta dos clientes".
Os preços da Wal-Mart são mais baixos do que o de muitas casas funerárias.
Mas um porta-voz da indústria disse que não está muito preocupado com a concorrência porque, segundo ele, a rede varejista não oferece às famílias em luto o "toque humano".
Pat Lynth, da Associação Nacional de Diretores de Casas Funerárias, disse à agência de notícias Associated Press: "Não há nenhuma dúvida para mim, que sou diretor de uma casa funerária há 40 anos, que o elemento mais crítico é o contato humano".

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Telefônica poderá perder isenção de ICMS em "Banda Larga Popular"

Única operadora a vender planos de internet pelo programa "Banda Larga Popular", a Telefônica perderá a isenção de ICMS concedida pela Secretaria da Fazenda de São Paulo caso obrigue o consumidor a pagar assinatura telefônica para ter acesso à internet pelo programa. A informação foi confirmada pela secretaria e pela assessoria do governo paulista.
Governo lançará plano nacional de banda larga de R$ 10 bilhões
Banda larga "popular" de Serra não passa por pouco Na ONU
Com Telefônica, governo de SP lança banda larga popular
Destinado a facilitar a inclusão da população de baixa renda, o programa prevê isenção de 25% de ICMS das empresas que se comprometerem a vender planos populares por até R$ 29,80 com velocidade de navegação entre 200 Kbps e 1 Mbps.
O decreto que regulamenta o serviço deixa claro que nenhuma operadora poderá incluir no contrato cláusula que preveja a "exigência de contratação de outros serviços prestados pela empresa de comunicação ou de terceiro por ela indicado".
No lançamento do programa, o governador José Serra (PSDB) chegou a afirmar que o valor (R$ 29,80) incluía todo tipo de custo, desde o modem (equipamento que faz a conexão à rede) ao provedor. Serra também disse que as prestadoras não poderiam cobrar assinatura telefônica de novos clientes, vinculando os dois serviços.
O pacote de voz mais econômico da Telefônica custa R$ 24,90 por mês. Somando-se aos R$ 29,80 da banda larga popular, resultaria em R$ 54,70 mensais. A NET já vende banda larga, voz e TV por R$ 39,90 e deverá começar a vender em novembro o seu pacote popular por R$ 29,80.
Em nota a Telefônica informa que "tomou a iniciativa de viabilizar uma oferta a todos os seus assinantes que, no entendimento da empresa, atende às características estabelecidas pelo decreto. A empresa tem a intenção de oferecer um serviço atrativo ao 1,3 milhão de clientes que hoje acessam a internet por meio de acesso discado, possibilitando maior velocidade de navegação e linha telefônica liberada".

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Nova versão do Linux Ubuntu tem computação em nuvem

A Canonical liberou nesta quinta-feira (29) o download gratuito da versão final do Ubuntu 9.10 Desktop Edition. O software livre Ubuntu é considerado um dos mais amigáveis sistemas operacionais em Linux.
Uma das principais novidades é o serviço Ubuntu One, baseado em computação em nuvem (cloud computing), para que os usuários possam realizar backups, sincronização e compartilhamento de arquivos, com até 2 GB de espaço gratuito para todos os usuários do sistema. Há também planos pagos de cloud computing que vão até 50 GB.
Apesar da tendência deste tipo de estratégia tecnológica, Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation e uma das principais lideranças do mundo do software livre, havia dito, em 2008, que "computação em nuvem é uma estupidez".
A explicação: "Se você usa um programa proprietário ou um servidor externo, fica sem defesa. Você está entregue às mãos de quem desenvolveu esse software."
Como o Ubuntu não é um software proprietário, provavelmente a declaração de Stallman seria amenizada neste caso.
Mais fácil
Esta nova versão do sistema operacional Ubuntu é anunciada como "a mais amigável e fácil de usar já lançada".
Ela também traz diversas "melhorias significativas", como menor tempo de boot --processo de carregar o sistema operacional--, sistema de som aprimorado e maior qualidade de conexão 3G --a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel.
Ubuntu é uma palavra que vem da África do Sul e pode ser traduzida como "humanidade com os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos".
De acordo com pesquisa da Linux Foundation, é a distribuição Linux mais utilizada nas empresas.
O download da nova versão pode ser feito em seu site em português.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Sem esforço, Britney Spears chega a 2º lugar no Twitter

A cantora Britney Spears, que possui mais de 3,648 milhões de seguidores no Twitter, chegou ao segundo lugar no microblog em número de seguidores nesta quinta-feira (29).
Produtora faz "Twittando e Transando", pornô baseado em microblog
Internautas fazem campanha "Free Zina" no Twitter
Twitter funcionará como espírito do tempo, diz fundador
Ela ultrapassou a apresentadora Ellen DeGeneres, que tem mais de 3,636 milhões de seguidores.
Agora, o único perfil na frente de Britney é o do marido da atriz Demi Moore, o ator Ashton Kutcher, com mais de 3,9 milhões de seguidores.


Adam Leber, empresário da cantora, comemorou o resultado atingido: "Parabéns para Britney Spears por se tornar a segunda pessoa mais seguida no Twitter!", disse Leber nesse dia pela conta oficial dela.
A cantora nem se esforçou para conseguir a "medalha de prata", ao menos no que se refere às suas mensagens publicadas no microblog.
Durante a semana entre 22 e 28 de outubro, foram publicadas apenas três mensagens em seu perfil, sendo apenas uma identificada como escrita por ela mesma --na descrição de sua conta, informa-se com transparência que o perfil é atualizado normalmente por sua equipe.
Já seus rivais são muito mais animados nos papos com os fãs: Ashton publicou 80 mensagens nessa semana, e Ellen publicou 48.
O atual campeão de audiência também tem a seu favor que é bem mais regular nos textos, pois publica pelo menos 10 "tweets" por dia. Já o perfil de Ellen teve dias com apenas um ou até mesmo nada publicado.
Note-se que a subida de Britney ao segundo lugar aconteceu no mesmo dia em que seu perfil divulgou, bem aos poucos, imagens e minitrechos de seu novo clip "3". Assim, este deve ter sido seu diferencial, e não o papo praticamente inexistente com os fãs.
De todo modo, durante este processo de divulgação de partes do clip, nesta quinta-feira (29), o perfil de Britney publicou seis mensagens, o que é um recorde para ela, considerando os sete dias anteriores, em que saíram apenas três textos.
Disputa
Sites que mantêm rankings do Twitter como TwitterScore, WeFollow e TwitterHolic confirmaram a segunda posição da cantora nesse dia.
O TwitterGrade mostra que Britney tem travado uma batalha acirrada com Ellen pelo segundo lugar nos últimos dois meses: o gráfico do número de seguidores das duas praticamente se sobrepõe um ao outro.

A diferença entre elas era normalmente de "apenas" dezenas de milhares de seguidores a favor de Ellen nesse período.


No entanto, a disputa de Britney parece que vai ser mais difícil contra Ashton, pois o total de seguidores dos dois cresce paralelamente, a uma distância regular entre cada um.
Ainda assim, a diferença entre eles diminuiu ao longo dos últimos dois meses: se em 26 de agosto cerca de 380 mil seguidores os separavam, agora são 250 mil de diferença, o que mostra Britney ganhando terreno aos poucos.



1 milhão
A rivalidade de Britney com Ashton se cristalizou em abril, quando ela entrou na disputa para ser a primeira a conseguir 1 milhão de seguidores no Twitter.
A campanha pelo primeiro milhão tinha sido lançada pelo próprio ator dois dias antes, desafiando particularmente o perfil da rede de TV CNN, que na época estava mais próximo de alcançar o feito, com 898 mil seguidores.
Britney estava em segundo lugar, com 873 mil, e Ashton em terceiro, com 844 mil.
Após apelar para "a brincadeira da campainha" e até doação de mosquiteiros, Ashton venceu a disputa e se tornou o primeiro usuário do Twitter a obter 1 milhão de seguidores.
"Eu acho que é uma mostra de como as redes sociais permitem que uma única pessoa tenha a capacidade de transmitir informações tanto quanto uma grande empresa", afirmou o ator na época, em um vídeo postado no YouTube.
Ellen, a nova estrela no Twitter, é conhecida por ter apresentado mais de uma vez o prêmio Oscar e Emmy, ter feito a voz da personagem Doris na animação "Procurando Nemo" e, desde setembro, ser jurada no programa de talentos "American Idol".

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hackers "bombardeiam" urnas eletrônicas em novembro

A segurança das urnas eletrônicas será posta à prova no mês que vem por 26 especialistas em informática e hackers que se inscreveram em um desafio aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"O tribunal decidiu aceitar a inscrição de todas as pessoas que manifestaram interesse em pôr as urnas à toda prova para mostrar que não há intenção de vetar ninguém nem nenhum tipo de estratégia", disse um representante do TSE.

Os 26 hackers e especialistas, que terão acesso tanto ao hardware como ao software do sistema, participarão entre os dias 10 e 13 de novembro dos testes públicos de segurança do sistema eletrônico de votação na sede do tribunal.
Os dez desafiantes, já que alguns trabalharão em grupo, terão quatro dias para tentar violar os códigos de segurança do software, o sigilo do voto ou para alterar algum voto digitado com a ajuda de diversos programas e equipamentos.
O TSE decidiu promover o desafio em resposta às reclamações de alguns partidos políticos que alegam que a apuração de uma eleição no Brasil pode ser manipulada por especialistas em informática.
Para o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, o teste também servirá para detectar possíveis lacunas no sistema.
Segundo Janino, entre os desafiantes inscritos figuram desde profissionais em ciência da computação, engenharia eletrônica e análise de sistemas, até especialistas em auditoria.
O secretário acrescentou que a diversidade das estratégias que serão utilizadas pelos desafiantes pode ser medida no prazo que cada um solicitou para tentar violar o sistema, que varia de uma hora até quatro dias.
Planos de ataque
"Um dos inscritos alega que a pesquisa por ondas eletromagnéticas permite identificar as teclas usadas pelo eleitor e, assim, violar o sigilo do voto", afirmou Janino, citado em comunicado do tribunal.
"Também há planos para tentar invadir o sistema com softwares maliciosos", acrescentou, ao se referir a um desafiante que pretende chegar à memória da urna com um programa criado especialmente para violações de sistemas.
"Sua intenção é promover desvios nos votos digitados com um software que se autodestrói depois de usado para não deixar vestígios", disse.
O TSE premiará com R$ 5 mil ao grupo de desafiantes que mais se aproximar do objetivo de violar a segurança do sistema.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA


Apple anuncia redução de até 9,5% nos preços nos MacBooks

A Apple anunciou a redução dos preços nos seus laptops MacBook, em um abatimento que chega a até 9,5% em algumas linhas. A diminuição do preço vale em todas as lojas varejistas do Brasil, segundo informou a empresa.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, no caso do MacBook White (tela de 13,3 polegadas, processador Intel Core 2 Duo 2.0 GHz, com 2 GBytes, e HD de 120 GBytes), o desconto refere-se apenas à linha que está nas lojas --descartando, portanto, a nova linha anunciada no último dia 20. O MacBook White sai por R$ 2.799.
A empresa diz ainda que a nova loja MyStore, que inaugura nesta quinta-feira (29) no shopping Anália Franco, vai manter descontos de 10% sobre os valores já reduzidos até o dia 1º de novembro.
Os novos preços da linha MacBook Pro variam entre R$ 4.999 a R$ 5.999, enquanto na linha Pro encontram-se valores entre R$ 3.599 a R$ 8.599 --eles variam de acordo com a configuração do equipamento.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Governo federal anuncia 3.000 novos telecentros

O governo federal instituiu o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), para implantação e manutenção de telecentros públicos e comunitários em todo o país.
O programa vai viabilizar a implantação de cerca de 3.000 novos telecentros públicos e comunitários e a manutenção de outros 10 mil já existentes no Brasil.
O decreto 6.991/09, que trata do tema foi publicado nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União.
Seu objetivo é "ampliar a inclusão digital junto à população que ainda não dispõe de renda para aquisição de computador e de serviços de conexão à internet", informa comunicado conjunto dos ministérios das Comunicações, Planejamento e Ciência e Tecnologia.
O apoio do governo federal consiste na oferta de conexão, computadores, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores e formação de monitores bolsistas e não-bolsistas para atuar nos telecentros.
Parcerias
O programa será implementado por meio de parcerias com entidades, que serão selecionadas a partir da publicação de portaria ministerial que vai regulamentar o funcionamento do Programa.
O Telecentros.BR é coordenado pelos Ministérios do Planejamento, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia. O primeiro será responsável pela disponibilização de equipamentos de informática recondicionados e a constituição de rede de formação para monitores de telecentros apoiados.
Ao Ministério das Comunicações caberá disponibilizar equipamentos de informática e mobiliário novos necessários ao funcionamento dos telecentros, bem como a disponibilização e manutenção do serviço de conexão em banda larga à internet.
Já a concessão de bolsas para auxílio financeiro dos monitores que atuarão nos telecentros estará sob a responsabilidade do Ministério de Ciência e Tecnologia.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Jovens têm mais aptidão em multitarefas tecnológicas

Certas pessoas fazem com que todos nós pareçamos pais santificados: nossos filhos achando que estão fazendo o dever de casa quando, na verdade, mensagens de texto estão voando, navegadores da internet estão abertos, vídeos estão rodando e um rock no último volume está retumbando nos falantes ah, não, essa última eram nossos pais reclamando a nosso respeito.
Sim, eu entendo a sensação. E não só como pediatra. Tenho meus próprios filhos um estudante do colegial, um da faculdade e um aluno

Mas se você perguntar aos especialistas, eles são unânimes em dizer que não sabemos muito.
"A literatura que examina a mídia e seu impacto nas habilidades da atenção está apenas em sua infância", disse Renee Hobbs, professora de mídia e comunicação de massa da Universidade Temple e especialista em alfabetização de mídia.
Outro especialista, o Dr. Dimitri Christakis, professor de pediatria da Universidade de Washington e um dos principais pesquisadores sobre crianças e a mídia, concorda. "O ritmo da ciência não acompanhou a tecnologia", afirmou ele.
Já o Dr. Victor C. Strasburger, professor da Escola de Medicina da Universidade do Novo México, disse que "As crianças estão gastando uma quantidade extraordinária de tempo com a mídia", mas acrescentou: "Nós não sabemos realmente ao que eles prestam atenção, e ao que não. Não sabemos como isso impacta seu desempenho escolar, ou se isso impacta seu desempenho escolar".
Um estudo recente e muito discutido mostrou uma diminuição de produtividade em adultos que desempenhavam múltiplas tarefas simultaneamente ou, como Christakis colocou, "A verdade é que você não realiza múltiplas tarefas, você apenas acha que o faz; o cérebro não consegue processar dois atos cognitivos de alto nível". O que você está realmente fazendo, segundo ele, é "oscilando entre as duas tarefas".
Então os adolescentes são melhores em oscilar?
"Pode ser que a realização multitarefa seja um problema maior para os cérebros mais velhos", disse Hobbs. Christakis especulou que os adolescentes podem ter algumas vantagens, em parte por sua destreza mental supostamente maior e, em parte "esta é a parte que nós não entendemos", disse ele "porque eles realmente cresceram com essas tecnologias".
Essa lacuna tecnológica e de geração reflete todas as perguntas não respondidas acerca do que significa crescer nesta era, e provavelmente explica parte da desorientação que muitos pais experimentam ao observar seus filhos navegando pelas muitas e variadas conexões da adolescência moderna.
Pais são imigrantes digitais, explica Christakis; crianças são nativos digitais. "No século 20, você se preocupava com uma barreira digital separando ricos e pobres", continuou ele. "Isso se estreitou, e a barreira que surgiu está separando pais de filhos. Nós somos bem analfabetos em relação ao mundo digital habitado por eles".
Então onde isso tudo deixa os pais que tentam ajudar seus próprios nativos digitais a desenvolver bons hábitos de estudo? Harris M. Cooper, professor de psicologia da Universidade Duke que passou muitos anos estudando o dever de casa e seus efeitos, disse ser importante manter em mente na finalidade da tarefa.
"Uma das coisas que o dever de casa deve fazer por nós é nos ajudar a generalizar onde sentimos que podemos aprender", disse ele, acrescentando que parte do funcionamento adulto de sucesso é "combinar a tarefa ao contexto". Em outras palavras, você precisa aprender como você trabalha e sob quais circunstâncias.
Então, decidi testar meus preconceitos de imigrante digital que me dizem que ninguém consegue estudar com eficácia enquanto assiste, escuta, navega, conversa contra minha experiência profissional que me diz que estudantes de medicina que não estudam com eficácia não conseguem aprender o enorme e complexo corpo de material que precisam dominar, e, portanto, não conseguirão passar nos exames frequentes. Em outras palavras, perguntei a meu filho e seus amigos, pessoas de vinte e poucos anos que estudavam muito.
Esses estudantes de medicina soavam como estudiosos peritos, já que haviam prestado muita atenção aos diferentes tipos de concentração exigida para diferentes tarefas.
"Se estou estudando para memorizar", meu filho me disse, "geralmente continuo conversando" isso significa mensagens instantâneas. "Mas geralmente não é uma conversa em tempo real. Eu dou uma olhada de vez em quando e escrevo algo; posso ter um filme passando no fundo, mas escolho um filme que já tenha visto".
Ele até mesmo conduziu um experimento. "Realizei um estudo de tempo onde calculei, em média, quantas páginas de um documento eu conseguia ler quando tinha um filme passando no fundo, em comparação à leitura sem o filme. Descobri que podia ler com cerca de 80% da eficiência". Então a distração valia a pena; significava que ele poderia continuar lendo por períodos muito mais longos.
Essa questão de como manter-se estudando por longos períodos preocupava outros estudantes de medicina. Uma aluna disse que estudava melhor na academia de ginástica, geralmente no aparelho de step; ela gravava as aulas e as escutava em velocidade rápida enquanto se exercitava.
Mas você não pode se exercitar o tempo todo. "No dia anterior a uma grande prova", disse ela, "eu geralmente vou à academia e treino escutando uma das aulas que eu acho que possa ser a mais importante, e depois dou uma passada por todo o restante".
Como uma imigrante, sempre me faltará alguma fluência quando se trata do mundo digital. E aprendendo da forma como aprendemos, a tarefa que Cooper descreveu, é uma que nós, os pais, não podemos completar para nossos filhos não, nem mesmo os pais mais terrivelmente super-envolvidos, aqueles que ficam acordados a noite toda montando o cartaz de biologia da sétima série (vocês sabem quem vocês são).
O conselho que recebi de meu filho mais velho a respeito de meu filho mais novo foi, "Não se preocupe com isso até existir algo com que se preocupar. Se ele está indo bem nas aulas e com o dever de casa, ótimo". Esse também foi o conselho de Cooper aos pais: "Se eles estão se saindo bem, deixá-los terem as próprias escolhas permite que eles encontrem seu próprio estilo".
Ah, pensei pesarosamente comigo mesmo, mas ainda sinto que algo se perdeu. E quanto ao ardente prazer de ler algo, de realmente ler algo, sem distrações? E a complexidade criativa de escrever, fazer a linguagem fluir de frase a frase, ouvindo apenas sua voz interior?
Então refleti sobre meus próprios hábitos de trabalho, e as maneiras pelas quais adotei os costumes deste novo país, e pensei: seria esta a levemente suspeita nostalgia do imigrante pelo belo, mas já mitológico terreno, que ela mesma deixou para trás?

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Motorola reverte prejuízo e lucra US$ 12 milhões no 3º trimestre

A Motorola anunciou nesta quinta-feira lucro de US$ 12 milhões no terceiro trimestre, ou US$ 0,01 por ação, comparado a prejuízo de US$ 397 milhões, ou US$ 0,18 por ação, um ano antes.
Excluindo itens extraordinários, a Motorola teve lucro de US$ 0,02 por ação, comparado com a projeção média dos analistas que apontava para o ponto de equilíbrio, de acordo com a Thomson Reuters.
A receita recuou 27% para US$ 5,45 bilhões, comparada a estimativas de Wall Street que apontavam US$ 5,54 bilhões.
"No terceiro trimestre, o crescimento foi sobretudo conduzido pela unidade de negócios corporativos e a contínua racionalização de custos na unidade de aparelhos celulares", afirmou o analista da Avian Securities Matthew Thornton.
A companhia, que vem perdendo terreno no mercado de celulares há mais de dois anos, exportou 13,6 milhões de unidades no trimestre, comparado a 25,4 milhões no mesmo intervalo do ano passado.
Embora o volume tenha ficado abaixo das expectativas de embarque do analista da Avian Securities, de 14 milhões de celulares, ele disse que os investidores deverão estar mais interessados nas perspectivas da companhia para o trimestre corrente, quando vendas de novos aparelhos são impulsionadas.
Nesse sentido, a Motorola anunciou hoje uma projeção melhor do que a esperada para o resultado neste quarto trimestre, quando começará a vender dois novos celulares com o software Google Android com a esperança de retomar o terreno perdido para o iPhone.
A companhia também ampliou seu plano de corte de custos neste ano, em US$ 100 milhões, para US$ 1,9 bilhão.
Após surpreender Wall Street com lucro no terceiro trimestre, a Motorola projetou intervalo de ganho por ação no quarto trimestre com ponto médio 2% acima das expectativas dos analistas.
O anúncio se segue ao lançamento de dois novos celulares baseados no sistema Android, do Google, sobre o qual a companhia reorganiza todo o seu negócio de celulares.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Wii perde pique para concorrentes e Nintendo reduz projeções

A Nintendo reportou queda de 62% em seu lucro trimestral, nesta quinta-feira (29), e reduziu fortemente suas projeções para o ano fiscal, agora que o seu console Wii está perdendo o pique para seus concorrentes, após anos de liderança.
A demanda pelos jogos simples do Nintendo se atenuou, enquanto os rivais Sony e Microsoft reforçam seus catálogos de títulos mais atraentes para os jogadores entusiastas.
O aparelho portátil de videogames da Nintendo, o DS, vem enfrentando concorrência cada vez mais forte do iPhone, da Apple, que se tornou uma plataforma popular para jogo em celular. E como outras empresas exportadoras japonesas, a Nintendo foi prejudicada pela força do iene, que reduz os seus lucros externos.
A empresa reduziu em quase 25% a sua projeção anual de vendas para o Wii e, em um esforço para reanimar a demanda, anunciou que lançaria uma versão em tela grande do DS.
Mas isso é mais um "movimento lateral" que um verdadeiro avanço em termos de produto, disse Hiroshi Kamide, analista da KBC Securities, em Tóquio.
"Muito do que eles estão fazendo não parece novidade, e portanto o que precisamos ouvir é mais informação sobre as ideias que virão no futuro," ele disse.
"Continua a existir vida nas atuais plataformas, com o conteúdo que eles mesmos podem gerar, mas existe a necessidade de que a companhia demonstre que haverá novos produtos, no futuro," acrescentou.
Reviravolta
Em setembro, o PlayStation 3 da Sony superou o Wii e se tornou o console de videogame mais vendido nos Estados Unidos, pela primeira vez desde o seu lançamento, de acordo com o grupo de pesquisa NPD.
O Wii dominou o setor mundial de videogames nos três últimos anos, com seu controlador dotado de sensores de movimento e seus jogos simplificados capazes de atrair jogadores casuais, os quais normalmente evitam os títulos acelerados e complexos que tendem a atrair os fãs mais radicais. Mas os analistas se preocupam com a possibilidade de que essa demanda possa estar desaparecendo.
"A Nintendo teria de criar e estabelecer uma estratégia de negócios capaz de criar mudança estrutural no setor, a fim de que vejamos suas ações com mais otimismo," afirmou Mia Nagasaka, analista da Barclays Capital, em nota de pesquisa este mês.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Apesar da censura, internet cresce como meio de expressão na China

Embora sofram uma constante e crescente censura, cada vez mais chineses usam a internet para expressar sua opinião, usando de grande desenvoltura para escrever bons artigos e, ao mesmo tempo, driblar o controle do governo.
"Os blogueiros chineses são os mais inteligentes do mundo. Além de escrever um artigo bom e interessante, eles devem pensar como burlar o governo", disse o jornalista Wang Xiaofeng, autor do blog Bu Xu Lian Xiang ("sem relações", em português), que recebe uma média de 40 mil visitas por dia.

Também editor de uma revista cultural semanal de Pequim, Wang explica que uma das maiores dificuldades é mexer nas chamadas "palavras sensíveis", para que estas não sejam identificadas pelo filtro de controle.
"Se uma palavra tem três caracteres chineses, é preciso mudar algum deles e usar sinais sinônimos ou homônimos para que não seja detectada e os leitores sejam capazes de decifrá-la", comenta o blogueiro de 43 anos.
Um exemplo é escrever o nome do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que faz parte do grupo de "palavras sensíveis", como Bao Bao ("bebê" em chinês). Mas Wang explica que este tipo de troca tem prazo de validade, pois logo é detectada pelos filtros --o que leva os autores de artigos a pensar em novas ideias.
Embora a censura seja forte, a internet é o meio de expressão preferido entre muitos chineses. A rede tem ajudado a descobrir casos de corrupção entre as autoridades locais e servido para organizar protestos, mas a principal função é ser um mural para escrever artigos criticando ou ironizando o governo comunista.
"Antes aconteciam coisas cuja origem era desconhecida e que o governo gostaria que seguisse assim. Embora digam constantemente que são mais transparentes, as autoridades continuam ocultando os fatos. O grande problema que existe neste país é que, apesar de não infringir a lei, uma pessoa também acaba punida se o que ela diz não agrada", explicou Wang.
A China lidera a lista de países com censura "onipresente" na internet, segundo uma série feita pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) no ano de 2007. A relação inclui outros regimes como Mianmar, Cuba, Irã, Vietnã, Maldivas, Coreia do Norte, Síria, Tunísia e Uzbequistão.
"O governo chinês dispõe do maior aparelho de violência policial, militar e pessoal de segurança. Se não teme nem mesmo os Estados Unidos, por que ter medo de alguns escritores?", pergunta.
Wang se apressa em responder à própria indagação afirmando que a China "não é uma democracia".
"É uma ditadura, e aqui não se permite a liberdade de expressão", completou.
Segundo a RSF, o sistema de controle começou a funcionar efetivamente em 2005, após a criação do Escritório da Gestão de Informação pela Internet iniciou este processo.
"A internet não tinha muita atenção antes, mas a tecnologia se desenvolveu muito durante os últimos anos. Atualmente é a divisão de vigilância da internet que entra em contato diretamente com o servidor e pede que o conteúdo seja removido em um prazo de 24 horas", ressaltou Wang.
Graças à velocidade com a qual internet evolui, os internautas chineses podem fazer uso de um proxy (servidor) que lhes permitam acessar sites estrangeiros, principais alvos de controle do governo.
No entanto, Wang afirma que em datas importantes como o 60º aniversário da República Popular da China, os servidores não funcionaram e a população ficou restrita a uma rede absolutamente local.
Para este blogueiro, estes métodos de censura são considerados atrasados. "A China sempre considerou importante a ideologia dos líderes, mas agora vivemos uma época na qual o povo tem mais consciência, mais opiniões, e, diante disso, só estimula sua vontade de se expressar por meio da internet".
Com quase 340 milhões de usuários, a China assumiu ano passado o posto de líder em internautas no mundo, bem à frente dos Estados Unidos. Apesar da censura, o número segue aumentando.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Descubra segredos, gírias e quem são os influentes do Twitter; leia trecho

Se você postar uma mensagem agora no Twitter, torça para que as pessoas leiam seu texto em até cinco minutos, porque depois é bem provável que elas não vejam mais. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita por Pete Dimaio, no Fuel Interactive, que mostra que todas as respostas e comentários são feitos em até cinco minutos após a postagem. Depois disso, as respostas raramente aparecem.
Estas e outras informações fazem parte do livro "Desvendando o Twitter" (Digerati, 2009), que tem como objetivo explicar cada um dos detalhes do microblog e fazer com que o internauta iniciante aproveite todas as suas funcionalidades. Escrito por Sarah Milstein e Tim O'Reilly, este guia ensina desde os princípios básicos --como criar sua conta e preencher da melhor maneira seu perfil-- até o caminho mais fácil para participar de eventos e integrar o Twitter a outros produtos.
Indispensável para quem quer entender este "rio de mensagens" do Twitter, que tem mais de 10 milhões de usuários ávidos, a obra também fala sobre os benefícios do serviço, mostra suas gírias e segredos, indica ferramentas para que o internauta acompanhe tópicos interessantes, sugere como descobrir quem é influente no microblog e ensina a postar fotos e links para blogs ou sites.
Acesse a home de tecnologia e internet da Livraria da Folha, com mais de 160 títulos
Nos trechos abaixo, retirados do livro, veja uma explicação geral sobre o propósito do Twitter e um glossário com os termos essencias.
*
O que é Twitter?
Twitter é um serviço de mensagens que tem as mesmas características que outras ferramentas de comunicação que você já utiliza. Possui elementos similares ao e-mail, MSN, mensagens de texto, blogs, RSS, redes sociais, entre outros. Mas alguns poucos fatores, particularmente combinados, o transformam em uma ferramenta única:

 

  • Mensagens que você envia pelo Twitter não podem ter mais de 140 caracteres ou, o tamanho aproximado de uma manchete de jornal. O que significa que elas são realmente fáceis de ler e escrever.
  • Mensagens no Twitter são públicas, como posts de blogs, e você não precisa dar permissão para as pessoas lerem o que foi escrito. Isso significa que você pode vir a conhecer muitas pessoas interessantes no Twitter.
  • Essas mensagens são opt-in e as pessoas escolhem seguir o fluxo delas. (No Twitter, esse modelo é chamado de "seguir"). Isso significa que, no Twitter, você deve ser interessante ou as pessoas escolherão não acompanhar suas atualizações. Em outras palavras, seja interessante, ou as pessoas não irão querer receber seus updates.
  • Você pode enviar e receber mensagens por uma variedade de mecanismos, incluindo telefones celulares, PC's, websites e programas de desktop, e elas são transmitidas em tempo real. Isso significa que o Twitter pode adaptar-se bem ao fluxo de trabalho de qualquer um.
Quando soma todas essas características e adiciona uma dose de carisma, supercomum no Twitter, você obtém uma plataforma de comunicação poderosa e atraente, que mostra muito útil para auxiliá-lo em suas necessidades pessoais e profissionais.
Conheça alguns termos do Twitter
Tweet: da linguagem utilizada no serviço, o termo tweet é um perfeito exemplo. Criado por usuários, refere-se a uma simples postagem do site. De vez em quando, o termo também é usado como um verbo, como em: "Estamos 'tweeting' (twittando) diretamente da Pizzaria Branco, na qual estamos na fila de espera há 4 horas". Curiosidade: o Twitter só incorporou o termo tweet em seu site, após três anos do seu lançamento.
Retweeting (retwittar): este é um dos termos mais engraçados que navegam pelo Twitter. Porém, não se engane: também é um dos mais importantes. Retweeting (retwittar) é o simples ato de responder às mensagens de alguém legal, dando-lhe o crédito. Eles ajudam mensagens importantes a serem espalhadas pelo Twitter. E ainda sugerem que quando você dá RT em alguém, implicitamente diz: "Eu respeito você e sua mensagem".
Trending topics: para você bisbilhotar mais facilmente, a pesquisa Twitter tem uma função chamada "trending topics". Ela lista as dez palavras ou frases mais populares, que estão sendo twittadas no momento.
Função do @ nas conversas: no começo, não era possível mandar uma mensagem de uma pessoa para outra, no site. O sistema Twitter era usado apenas para postar suas próprias atualizações. Porém, rapidamente, os usuários pensaram que seria interessante entabular conversas e publicá-las. Assim, começaram a adicionar o símbolo @ ao começo dos nomes das contas, como forma de mandar mensagens públicas ou quando estivessem se referindo a alguém. Depois de algum tempo, o Twitter incorporou a convenção, dando alguns passos adiante: agora, o símbolo @, seguido do nome da conta, é um link para a página dessa conta. Sem contar que mensagens - de vez em quando chamadas de menções, ou @respostas - são, agora, um caminho importante para trabalhar no Twitter, ajudando-nos a descobrir pessoas novas.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Veja imagens divulgadas pelo Google do novo Orkut

O Google apresentou na manhã desta quinta-feira (29) a nova versão do Orkut, rede social mais utilizada do país. A plataforma foi redesenhada e exigirá mais do navegador do internauta. A empresa sugere que os usuários tenham uma edição atualizada do Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer para navegar no novo Orkut.
Veja, abaixo, as imagens da nova plataforma, divulgadas hoje pelo Google:





WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Nintendo vai vender videogame de bolso com tela maior

O fabricante japonês Nintendo lançará no próximo mês, no Japão, uma versão avançada de seu console portátil DSi, o DSi LL, que tem como principal novidade com uma tela maior que a do modelo anterior.
O Nintendo DSi LL sairá à venda no Japão em 21 de novembro a um preço de 20 mil ienes (R$ 379) e terá uma tela de 4,2 polegadas, frente às 3,25 polegadas do DSi, o que o equipara em tamanho ao portátil PSP da concorrente Sony.


A empresa japonesa tornou assim oficiais os rumores que há dias vinham anunciando o lançamento da versão avançada do DSi.
Um porta-voz da companhia disse hoje que está previsto que o novo DSi LL saia à venda na Europa entre janeiro e março de 2010, e, por enquanto, não se sabe a data de comercialização na América Latina.
Também afirmou que a tela oferece maior ângulo de visão, o que permitirá que várias pessoas possam vê-la com conforto de forma simultânea.
Em termos de funcionalidade interna, o DSi LL é similar ao antecessor, com a possibilidade de se conectar à rede por meio de Wi-Fi.
A bateria tem duração de nove a 11 horas com a tela em condições normais, enquanto, com brilho máximo, é de até cinco horas.
Com um tamanho de 16 por 9 centímetros e espessura de 2,12 centímetros, o novo modelo da Nintendo conta com uma caneta para facilitar as operações na tela.
O anúncio do lançamento do DSi LL coincidiu com a divulgação dos resultados semestrais da companhia, que reduziu seu lucro entre abril e setembro em 52%, para 522 milhões de euros.
A Nintendo levou ao mercado o console portátil DS em dezembro de 2004 e, em novembro do ano passado, apresentou a versão DSi, equipado com câmara e reprodutor de áudio.
Até agora, a Nintendo vendeu 113,48 milhões de consoles da linha DS, incluindo 28,12 milhões no Japão.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Google lança serviço de busca de músicas, mas não oferecerá downloads

O Google deu seu primeiro passo no mercado de música on-line, com o lançamento de um serviço de busca de canções na internet --mas a companhia não permitirá o download dos arquivos em seu portal, e apenas dirigirá o internauta a páginas nas quais isso será possível.
Google vai lançar novo serviço de músicas, diz site
Por meio de um evento em Hollywood e uma postagem em seu blog corporativo (a íntegra, em inglês, está disponível aqui), o Google anunciou seu mais recente lançamento, que já estará disponível a partir de hoje nos Estados Unidos.
A partir de agora, os usuários que escreverem o título ou trechos de uma música no campo de busca do Google verão entre os resultados links para ouvi-la.
Quem clicar nesses links poderá ouvir a música procurada em parte ou na íntegra em sites de parceiros do Google como Lala e iLike, de propriedade do MySpace.
Não será possível baixar a canção diretamente da página do Google, mas haverá links para páginas de parceiros do buscador que oferecem o download.
Também haverá entre os resultados links para portais como Rhapsody e Pandora para que o internauta possa encontrar música relacionada ao que foi procurado no buscador do Google.
"Este é apenas o primeiro passo para fazer com que as buscas sejam mais musicais", diz a postagem sobre o serviço no blog da companhia, assinada por Murali Viswanathan, gerente de produto, e Ganesh Ramanarayanan, engenheiro de software.
O Google reconhece que o espectro musical é imenso e muitas canções não estarão disponíveis, mas espera melhorar o serviço com o tempo.
Paralelamente ao anúncio em seu blog, o Google realizava em Los Angeles um evento de apresentação oficial do novo serviço com um painel de discussão sobre o tema e a participação de membros das bandas Linkin Park, OneRepublic e Dead By Sunrise, entre outras.
Embora algumas versões apontavam que o Google receberia de seus parceiros parte da renda gerada por downloads pagos, os responsáveis pelo site de buscas desmentiram tal boato e asseguraram que as receitas do novo serviço serão geradas pela publicidade online, assim como no resto de suas páginas.
Com este passo, o Google entra em um negócio relativamente novo para a companhia, mas a empresa já está acostumada a andar por terrenos pouco ou nada relacionados com buscas na rede.
Também hoje, o Google anunciou o lançamento do Google Maps Navigation, um navegador GPS que funcionará em telefones celulares junto com a próxima versão de seu software Android. O Droid, da Motorola, será o primeiro aparelho equipado com este sistema.
O negócio do download pago de música vem ganhando força na internet. Segundo um estudo da empresa de consultoria NPD, as vendas de CDs ainda representam 65% do total, mas caem entre 15% e 20% por ano.
Os downloads legais crescem na mesma percentagem. Assim, suas receitas se igualarão às das vendas de CDs no final de 2010.
Em países como os EUA, a maior fatia da venda de músicas pela internet está nas mãos do iTunes, a loja online da Apple, da qual o Google hoje se transforma em concorrente indireto.
O iTunes já vendeu mais de 6 bilhões de músicas desde seu lançamento em 2003.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Google lança novo Orkut, que exige mais do navegador

O Google revelou na manhã desta quinta-feira (29) a nova versão do Orkut (veja imagens), rede social mais utilizada do país. A plataforma foi redesenhada e exigirá mais do navegador do internauta. A empresa sugere que os usuários tenham uma edição atualizada do Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer.
A equipe global de desenvolvimento do Google trabalhou por cerca de nove meses até chegar nesta nova versão. A migração para ela será realizada por meio de convites --assim como ocorre hoje com o Google Wave. Cada membro do novo Orkut terá 50 convites para distribuir. Até o final do primeiro semestre de 2010, o Google espera que todos internautas já tenham acesso.


Na nova versão, é possível definir que grupos de amigos terão acesso às imagens de seu álbum de foto --inclusive aqueles que não têm acesso à rede social. O Orkut também vai oferecer a possibilidade de escolher a cor da "home-page" de cada cadastrado.
A área de descrição do usuário ("sobre mim") agora suporta fotos, vídeos do YouTube e outros aplicativos. O formato de vídeo também caberá em testemunhos.
Outra ferramenta que chega com a nova versão é o Video Chat, serviço de bate-papo via vídeo que permite aos usuários conversarem com sua rede de contatos sem sair do perfil. A ideia é que o internauta tenha que clicar menos e entrar em menos páginas para interagir com seus amigos.
Além de uma nova interface, a rede social teve seu código reescrito e tornou-se a maior aplicação do mundo baseada em GWT --Google Web Toolkit, a plataforma de desenvolvimento de aplicativos de web desenvolvida pelo Google.
Neste mês, o Google vazou propositalmente uma tela com o novo visual da rede social. A ação fez parte da divulgação do novo Orkut no "boca a boca". No entanto, em poucas horas os internautas notaram que o formato que já circulava na rede é semelhante ao que existe há tempos no Facebook, líder de visitação nas redes sociais dos EUA e pelo mundo.
Mais de uma vez, os executivos do Google Brasil negaram que o anúncio tenha sido elaborado para fazer frente ao avanço do Facebook no Brasil. "Não estamos reagindo ao que eles [redes sociais concorrentes] estão fazendo. Nós focamos o usuário", afirmou Eduardo Thuler, gerente de produtos da companhia, frisando que "não olha muito para outras redes sociais".
Thuler também sinalizou que no futuro o Orkut pode perder uma de suas maiores deficiências: o número limitado de amigos que um perfil consegue hospedar. "Isso [desbloquear os perfis em número de usuários] vem em breve, mas agora ainda não."
Apesar de o Orkut ser um produto comandado por escritórios no Brasil e na Índia, a companhia reafirmou que pretende popularizar a rede social em outros países. "Temos a ambição de tornar o Orkut um produto realmente global", disse o diretor-geral da companhia para a América Latina, Alexandre Hohagen, numa apresentação em vídeo.
O Orkut possui mais de 4 milhões de comunidades ativas "diárias" --ou seja, que são atualizadas todo dia.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Marcas de luxo francesas lançam campanha para ganhar mercado na China

As marcas de luxo francesas lançaram nesta quinta-feira uma ofensiva para ganhar terreno no dinâmico mercado chinês, com um portal especialmente dedicado a seus internautas que oferece "uma viagem onírica e poética" pelo universo do conhecimento e da elegância à francesa.
O projeto do Comitê Colbert, que reúne 70 marcas de luxo francesas, é fruto de dois anos de trabalho e um orçamento de 250 mil euros (US$ 375 mil) para conceber um site em três dimensões, que ficará no ar por apenas seis meses.
"É o primeiro site deste tipo. O tridimensional só existia até agora para os videogames, os filmes. Mas não havia nenhum site em três dimensões", afirma Elisabeth Ponsolle des Portes, delegada geral do Comitê Colbert.
A aposta mira principalmente nos jovens, mais acostumados com a navegação intuitiva que caracteriza o site.
A esperança das marcas é conseguir recuperar com o mercado chinês, que continua crescendo a ritmo impressionante mesmo em tempos de crise, os prejuízos amargados com a forte recessão na Europa e nos Estados Unidos.
A "grande China", que inclui Hong Kong e Macau, representava apenas 4,5% do faturamento das marcas do Comitê Colbert em 2005. Atualmente, este percentual chega a 8% e "para alguns, até 25%".
Em quatro anos, os pontos de venda de artigos franceses de luxo triplicaram.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Yahoo faz acordo com ferramenta OneRiot para busca em tempo real, dizem sites

O Yahoo assinou um acordo com o mecanismo de busca em tempo real OneRiot, divulgou o jornal "[The Daily Telegraph" nesta quarta-feira (28).
O anúncio acontece depois de Google e Microsoft terem realizado acordos com o Twitter para incluírem as mensagens que aparecem no microblog em suas buscas.
No dia anterior, o site "TechCrunch" havia adiantado a notícia, com uma fonte anônima.
O site prevê que as buscas de mensagens em tempo real sejam mostradas separadamente dos outros resultados.
O Yahoo apenas disse que "não podemos comentar sobre rumores ou especulações" e que "busca em tempo real é importante e estamos conduzindo diversos testes para descobrir se mostrar tal conteúdo é útil para as pessoas utilizando Yahoo! Search".
A OneRiot é uma empresa que oferece um mecanismo de busca em tempo real para notícias, blogs e vídeos que as pessoas estejam comentando. Ele funciona rastreando atualizações de sites como Twitter, Digg, FrienFeed, e dos próprios conteúdos de seus usuários.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Projeto tenta resgatar páginas do extinto GeoCities

O projeto Reocities, organizado por um grupo informal de indívíduos, decidiu que havia significativo material de qualidade hospedado pelo extinto GeoCities e que era importante resgatar o quanto fosse possível.
Até o fim da quarta-feira (28), o projeto afirmou ter recuperado mais de 1,6 milhão de contas e mais de 12 milhões de arquivos.


Os responsáveis pelo projeto lamentam o fato de o Yahoo! ter indisponibilizado tanto conteúdo, mas admitem como foi importante a empresa ter mantido o GeoCities até agora.
"Vamos tentar recuperar mais e mais do que foi perdido, enquanto for tecnicamente possível", diz o projeto. "Se você deseja ajudar neste esforço, e você tem backup de seus antigos conteúdos do GeoCities, por favor nos envie e-mail para j@ww.com, mas não antes de terminarmos de importar os dados que temos até agora."
Eles também pedem que, "se você tiver um site com um link para um antigo conteúdo do GeoCities, e nós tivermos conseguido restaurá-lo, pedimos que mude o link para o Reocities.com", destacando que é "mudança de apenas uma letra".
As novidades do projeto aparecem em sua página de "making-of".
O GeoCities, após 15 anos, deixou de existir oficialmente a partir da segunda-feira (26).
Ele foi um dos primeiros portais que permitia ao internauta criar gratuitamente qualquer página de seu interesse (desde armazenamento de fotos até resenhas de cinema, por exemplo, em um espaço disponível de 15 Mbytes para cada site), em formato HTML.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA