A operadora de telefonia China Unicom desenvolveu o primeiro sistema operacional chinês para smartphones, batizado de WoPhone, para concorrer no país asiático com as criações de Apple, Google e Microsoft.
O sistema, segundo informou nesta quarta-feira o oficial "Diário do Povo", já está disponível em alguns aparelhos de Motorola, HTC, Samsung, Sony Ericsson e Dell, iniciando a luta com os gigantes Android, Apple iOS e Windows Phone.
O novo sistema operacional é baseado no Linux 2.6 e suporta todos os tipos de aparelhos 3G (WCDMA, CDMA2000 e TD-SCDMA), assim como os 4G LTE. Além disso, outros dispositivos, como tablets, televisões e consoles de vídeo, incorporarão o WoPhone no futuro.
Todos os aparelhos comercializados com o WoPhone até o momento têm características similares e compartilham particularidades, como ter uma tela de oito centímetros e um preço nunca superior a 2.500 iuanes (US$ 380). Fontes da operadora, no entanto, asseguraram que a oferta se diversificará em um futuro próximo.
Apesar de o WoPhone ser o primeiro sistema operacional de origem chinesa, existe um precedente, criado pelo principal concorrente da China Unicom, a China Mobile. A empresa desenvolveu o Ophone OS, que foi retirado de circulação pouco tempo depois por queixas dos usuários.
Durante 2011 serão lançados sete aparelhos com o novo sistema operacional, e marcas como Motorola, Samsung e Huawei confirmaram que preparam novas unidades específicas para WoPhone, um sistema operacional que divulgará suas especificações nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário