quinta-feira, 24 de março de 2011

Principal uso do iPad é para ler notícias, indica pesquisa

O consumo de notícias é o principal uso dado pelos proprietários de iPad ao tablet da Apple, lançado no início do ano passado.
De acordo com pesquisa do Reynolds Journalism Institute (ligado à Universidade de Missouri), 84,4% dos donos de iPad dizem que utilizam o aparelho para se manter em dia sobre notícias e atualidades.
Logo a seguir, citada por 81,6% dos entrevistados, vem a leitura de jornais, revistas e livros.
O levantamento mostra ainda que os donos de iPad despendem mais tempo consumindo notícias do que os usuários de outros meios de comunicação.
Quase metade deles diz que usa mais de uma hora do seu dia para se manter informado por meio do tablet.
O segundo colocado são os donos de computadores PC, com 31% dizendo que leem notícias por mais de 60 minutos diários.
Mesmo na segunda faixa -entre os que consomem notícias por 30 minutos a 60 minutos-, os proprietários do tablet fabricado pela Apple continuam na liderança: 30%.
Já entre os que não consomem notícia de maneira regular, quem tem iPad fica em último lugar, com apenas 1% dizendo que não usa o aparelho para se informar.
Os líderes são leitores de livros eletrônicos (81%) e outros smartphones que não o iPhone (71%).
A pesquisa -feita majoritariamente com consumidores americanos- mostra ainda que, ao menos na primeira geração do tablet (a segunda acabou de chegar às lojas dos EUA), o dono de iPad é majoritariamente homem e tem mais de 45 anos.
Para o iPad 2, as primeiras pesquisas apontam que há um interesse maior para jogos e e-mail, mas que a prioridade permanece sendo a navegação na internet.
Outro levantamento, feito pelo Pew Research Center e divulgado na semana passada, também indica como os americanos estão consumindo notícias por meio de aparelhos portáteis, sejam tablets, sejam celulares.
A pesquisa mostra que 47% dos adultos nos EUA consomem algum tipo de notícia local por meio desses aparelhos, especialmente informações práticas e em tempo real, como meteorologia e informações sobre restaurantes da região onde está.


Esse interesse em consumir notícias justifica por que vários grupos jornalísticos estão investindo em aplicativos para os tablets.
A News Corp., gigante cujos interesses vão do estúdio de cinema Fox até jornais como o americano "Wall Street Journal", lançou no mês passado o Daily, o primeiro jornal diário exclusivo para iPad.
A empresa ainda não divulgou dados de comercialização do Daily, mas a expectativa de Rupert Murdoch, presidente da News Corp., é que ele venda milhões.

Nenhum comentário: