Raheem Patterson, 35, comprou um televisor de tela plana há apenas 18
meses. Mas o personal trainer já está considerando trocar o novo
aparelho por um modelo 3D.
Cinco vezes por semana, Patterson joga "Call of Duty: Black Ops" e
poderia fazer isso em 3D se estivesse disposto a investir entre US$ 500 e
US$ 5.000 em um novo televisor. "Eu compraria, pelo visual melhor",
disse.
Sony, Mitsubishi Electric e Samsung Electronics, entre outros
fabricantes, estão esperando que Patterson não seja o único. As vendas
de televisores 3D ainda não decolaram e jogadores jovens e com dinheiro
para gastar em games e entretenimento têm papel crítico na criação do
entusiasmo que pode popularizar um novo produto.
O setor mundial de videogames, que movimenta US$ 60,4 bilhões ao ano,
também está apostando no 3D. Os produtores de videogames estão em uma
encruzilhada e querem manter a atratividade de seus produtos em um
momento em que títulos mais baratos para aparelhos portáteis e games
para o Facebook pressionam os lucros de suas empresas.
Em um esforço para reverter a situação, os dois setores estão apostando
que os consumidores vão se divertir com jogos em três dimensões.
"Todos estamos em busca da solução mágica para o 3D, e jogos são uma
forma de conteúdo que faz sentido para o 3D", disse Frank DeMartin,
vice-presidente de marketing da Mitsubishi Digital Electronic America.
Todos os televisores fabricados pela Mitsubishi, que se concentra em
aparelhos com telas de pelo menos 73 polegadas, agora oferecem recursos
3D.
Mas talvez não haja empresa com aposta maior em 3D do que a Sony, cuja
divisão de televisores vem sofrendo prejuízo há seis anos e deve
divulgar nova perda no ano fiscal que se encerra em março.
Para ajudar a estimular as vendas, a Sony investiu em parcerias com a
Discovery e IMAX, a fim de lançar um canal de televisão 3D 24 horas.
Além disso, o console de videogames PlayStation 3 também permite jogar
títulos em 3D.
"Vamos começar a ver uma adoção em massa do 3D acontecendo em 2011",
afirmou o porta-voz da Sony, Dan Race. Ele acrescentou que o objetivo da
companhia é ter uma "saturação ampla" de entretenimento em 3D até 2014.
Mas alguns investidores se mostram céticos. "Isso é ridículo porque não
há maneira do 3D ser adotado em massa em 2011", disse Ted Pollak, que
administra o EE Fund Management, um fundo de investimento focado na
indústria de videogames.
Junto com outros observadores do mercado, Pollak cita o custo dos
televisores 3D como obstáculo para jogadores e consumidores em geral,
afirmando que "ninguém que tenha investido em TVs HD alguns anos atrás
vai arrancá-los da parede" para trocá-los por modelos 3D mais caros.
Além disso, Jesse Divnich, analista da EEDAR, uma empresa de pesquisa do
mercado de videogames, afirma que há apenas alguns jogos 3D para o Xbox
360 e cerca de 20 para o PlayStation 3.
Mas isso pode mudar em breve. "Call of Duty: Black Ops" foi lançado em
3D pela primeira vez e até o final de 2011, a Sony afirma que vai ter 30
jogos disponíveis em três dimensões.
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