A companhia holandesa de navegação por satélite TomTom, que enfrenta
como rivais a Nokia e o Google, não planeja vender sua unidade de
mapeamento, negando informação de que poderia considerar uma venda.
O membro do comitê executivo da TomTom, Taco Titulaer, afirmou nesta
quinta-feira que sua divisão de mapeamento, conhecida anteriormente como
Tele Atlas, e parte dos ativos de conteúdo da TomTom, não estão à
venda.
"Nossos ativos de conteúdo são centrais à nossa estratégia e para nossa
oferta de produtos", disse Titulaer. "A TomTom não está considerando
desinvestimento ou venda desses ativos, que incluem mapeamento."
A TomTom comprou a produtora de mapas digitais Tele Atlas em 2008 por
2,9 bilhões de euros, em parte para impedir que a rival Garmin colocasse
as mãos nos mapas da companhia e também para usá-los como novas fontes
de receitas.
O Mergermarket informou que a TomTom tem sido alvo de rumores de que
está considerando vender a divisão de mapeamento. Uma de duas fontes
teria afirmado que o Google estava encerrando sua parceria com a TomTom e
que o conteúdo específico de localização perdeu parte do brilho após a
ascensão de sites de redes sociais como Twitter, Foursquare e Facebook.
A unidade de mapas do Google e a Navteq, que faz parte da Nokia, são as
concorrentes da TomTom no mercado de mapeamento digital, que está
lidando com o aumento da oferta de mapas em telefones celulares, algumas
vezes oferecidos gratuitamente.
Ações da TomTom subiam 2,1% às 14h23, acima do desempenho estável do
índice blue chip, que reúne as empresas de tecnologia mais valiosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário