Centenas de compradores formaram longas filas diante de lojas da Apple
nesta sexta-feira para o lançamento internacional do iPad 2, que vem
sendo vendido rapidamente nos Estados Unidos, causando dificuldades à
empresa para atender a demanda.
Alguns analistas estimam que cerca de 1 milhão de aparelhos podem ter
sido vendidos no primeiro final de semana de comercialização nos EUA, e
muitos alertam que não está claro de que maneira problemas de suprimento
podem afetar a disponibilidade depois que um terremoto e tsunami
prejudicaram o setor tecnológico japonês.
O iPad 2, uma versão mais fina e mais rápida do tablet da Apple que
incorpora duas câmeras para bate-papo em vídeo, foi lançado em 11 de
março nos EUA. Alguns consumidores expressaram frustração diante da
dificuldade de encontrar o produto, o que criou avaliações no mercado de
que a Apple possa ter subestimado a demanda.
O lançamento internacional começou pela Nova Zelândia, seguida pela
Austrália, e se estenderá a outros países entre os quais França, Reino
Unido, Dinamarca, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Canadá e México.
"Fantástico, minha irmã vai adorar", disse Alex Lee, um mochileiro
canadense que tinha em mãos um iPad 2. Ele ocupava o primeiro lugar da
fila formada duas noites antes diante da loja da Apple no centro
financeiro de Sydney.
"Não fosse o iPad, eu não estaria na Austrália hoje", disse Lee, que já
tinha comprado um iPad 2 nos EUA. "É como um hábito. Também entrei na
fila para comprar o iPhone, na Regent Street, em Londres."
O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, declarou na terça-feira que
a empresa estava "trabalhando com dedicação para produzir iPads para
todos", numa reação aos problemas que vem sendo encontrados para atender
a demanda norte-americana.
Fiona Martin, porta-voz da Apple na Austrália, se recusou a comentar
sobre haver ou não estoque suficiente para atender a demanda, mas tentou
acalmar os temores. "Temos um bom estoque aqui para o pessoal que está
nas filas", disse.
O primeiro iPad, que chegou ao mercado um ano atrás, vendeu 500 mil
unidades na primeira semana e chegou à marca do milhão em 28 dias. Quase
15 milhões de iPads foram vendidos em nove meses, em 2010, duas ou três
vezes mais que os analistas haviam previsto.
Analistas antecipam vendas de 30 milhões de unidades ou mais este ano, o
que deve gerar um faturamento de US$ 20 bilhões, mesmo diante dos
aparelhos rivais lançados por outras empresas.
A equipe da Apple em Sydney distribuiu sanduíches para os compradores
que esperavam na fila, e em Perth foram distribuídos água, sorvete e
protetor solar, por conta de uma temperatura que deve chegar aos 36ºC.
Já em Helsinque, onde o iPad 2 deve começar a ser vendido em algumas
horas, a neve e temperaturas de menos três graus pareciam estar
dissuadindo os compradores de formar filas.
Myles Jihme, estudante da Malásia, aguardava diante da loja da Apple em
Sydney e disse que pretendia comprar dois iPads, o máximo permitido pela
Apple, e que leiloaria um deles para fins de caridade. "O dinheiro vai
para um fundo de assistência ao Japão", disse.
Na Ásia, o iPad 2 estará oficialmente disponível em Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e outros países a partir de abril.
PROBLEMAS DE SUPRIMENTO NO JAPÃO
Depois de criar o mercado de tablets com o iPad original, a Apple vai
enfrentar mais concorrência da parte de rivais que tentam recuperar o
atraso.
A Samsung Electronics e a Motorola já tem tablets no mercado, e a
Research in Motion, fabricante do BlackBerry, e a Hewlett-Packard
planejam lançar rivais nos próximos meses.
Analistas também creem que a Apple possa enfrentar escassez de
componentes importantes para o iPad 2 devido ao terremoto e tsunami que
atingiram o Japão há duas semanas atrás.
O país tem posição crucial em diversos setores e o impacto já se fez
sentir nas cadeias de suprimentos de setores como automotivo,
telecomunicação e eletrônica.
Diversos componentes importantes da nova versão do iPad vêm do Japão,
entre os quais a bateria e a memória flash usada para armazenar música e
vídeos no aparelho, de acordo com o grupo de pesquisa de tecnologia da
informação iSuppli.
A Apple adiou o lançamento do iPad 2 no Japão, mas disse que essa decisão não se deve à escassez de componentes.
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