Mesmo com uma penetração alta nas redes sociais, apenas 35% dos cidadãos
brasileiros usam serviços governamentais por intermédio da internet,
segundo uma pesquisa sobre o tema divulgada pelo CGI.br (Comitê Gestor
da Internet no Brasil) nesta quarta-feira (1).
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A principal razão da baixa adesão, de acordo com os dados, é a
desconfiança do brasileiro: 48% responderam que "preferem ser atendidos
por uma pessoa frente a frente".
A ausência de habilidade no manejo do computador também é apontada como
fator de pouco uso das ferramentas governamentais: 48% declararam que
não sabem usar o computador muito bem.
Outros 43% relataram não possuir computador, e que isso dificultava o acesso a serviços do governo.
Enquanto 35% declararam não ter acesso a internet em casa, 17% afirmaram
não saber da existência de um serviço de internet do governo.
Ainda segundo os dados, apesar da alta penetração dos brasileiros em
redes sociais, 57% dos entrevistados nunca ouviu falar que há serviços
do governo na internet.
"Esses números refletem não apenas a inclusão digital e social, mas
também a inclusão educacional da população", disse Alexandre Barbosa,
gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias de
Informação e Comunicação).
Dentro daqueles cidadãos que usam serviços de e-gov, 39% o fazem apenas
para buscar informações, enquanto 10% chegam a fazer transações. Outros
51% declararam fazer ambos.
Quando calculada a partir do acesso de empresas, a percentagem de uso
dos serviços do governo por intermédio da internet salta para 79%.
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