A Zynga, criadora do jogo FarmVille, gerou ao Facebook uma receita de
US$ 445,2 milhões no ano passado. O número representa cerca de 12% do
faturamento total da rede social em 2011.
As cifras foram apresentadas na quarta-feira no registro oficial da
oferta inicial de ações do Facebook e mostram que a rede social também
obtém um significante benefício da parceria.
A dependência da desenvolvedora de games sociais com o Facebook foi um
dos principais alvos de questionamentos dos investidores na abertura de
capital da Zynga, no final do ano passado.
Praticamente toda a receita da empresa, de US$ 828 milhões nos noves
primeiros meses de 2011, advém da parceria com a rede social. Já o
Facebook retém uma comissão de 30% nas compras de bens virtuais feitas
para os jogos. A parceria entre as duas empresas dura até 2015.
Como o Facebook é a sua maior fonte de receitas, a Zynga investe ainda
em publicidade na rede social. A cifra de anúncios está incluída na
conta dos US$ 445,2 milhões.
O sucesso de acordos semelhantes ao da Zynga abre caminho para uma nova
frente de ganhos e reduz a dependência da rede social com anúncios. Em
2011, a publicidade representou 85% da receita total da companhia, de
US$ 3,7 bilhões.
O percentual mostra avanço nessa relação com anunciantes. Em 2009, a cifra representava 98% do faturamento.
RENTABILIDADE
A possibilidade de usar inúmeros dados dos usuários como forma de atrair
anúncios de marcas e empresas é uma das principais razões que explicam
as altas cifras envolvidas na oferta da companhia.
Com cerca de 845 milhões de usuários, o Facebook pretende levantar US$ 5
bilhões com a abertura de seu capital em Bolsa e pode ser avaliado em
até US$ 100 bilhões.
O nível de interação dos usuários na rede social pode ser medido pelo
número de comentários e cliques no botão "curtir", que somados chegaram a
quase 3 bilhões por dia. São cerca de 250 milhões de fotos postadas por
dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário