terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Yahoo! ameaça Facebook em guerra de patentes de mídias sociais


 O Yahoo! exigiu que o Facebook pague licença pelo uso de sua tecnologia, anunciaram as duas companhias nesta segunda-feira (27), o que pode fazer com que o setor de mídia social também se envolva em batalhas e disputas judiciais quanto a patentes, como vem ocorrendo em boa parte do setor de tecnologia.
O Yahoo! afirmou seu direito a patentes que abarcam os mecanismos técnicos usados em anúncios, controles de privacidade, feeds de notícias e no serviço de mensagens instantâneas do Facebook, de acordo com uma fonte informada sobre a questão.
Sede central do Yahoo! em Sunnyvale, nos Estados Unidos; empresa ameaça Facebook em guerra de patentes
 Representantes das duas empresas se reuniram na segunda-feira, e as negociações envolveram de dez a 20 patentes do Yahoo!, segundo a fonte, que não estava ciente dos valores que o Yahoo! havia solicitado pelas licenças.
Em comunicado distribuído via e-mail sobre suas discussões com o Facebook, o Yahoo! indicou que não hesitaria em levar o gigante das redes sociais à Justiça pelo uso de suas patentes.
O Yahoo! afirmou que outras companhias já estavam pagando licenças pelo uso das tecnologias em questão, e que agiria unilateralmente caso o Facebook se recusasse a pagar pela licença.
"O Yahoo! nos contatou na mesma hora em que contatou o 'New York Times', e por isso não tivemos a oportunidade de avaliar plenamente suas alegações", declarou um porta-voz do Facebook.
Caso o Yahoo! processe o Facebook, essa seria a primeira grande disputa judicial entre gigantes da tecnologia no plano da mídia social, e representaria uma escalada importante dos litígios quanto a patentes que já vêm varrendo os segmentos de celulares inteligentes e tablets, envolvendo nomes conhecidos como Apple, Microsoft e Motorola Mobility.
As alegações do Yahoo! quanto a patentes surgiram depois que o Facebook anunciou seus planos para uma oferta pública inicial de ações na qual a empresa poderá ser avaliada em US$ 100 bilhões.
Diversas companhias de redes sociais, incluindo o Facebook, registraram elevação nas queixas quanto a patentes contra elas quando optaram por iniciar seu processo de abertura de capital.
Mas esses processos em geral são apresentados por companhias que compram patentes e tentam extrair proventos delas por meio de acordos de licenciamento; nenhum deles foi movido por uma grande empresa de tecnologia como o Yahoo!.

Nenhum comentário: