A disputa da Apple Inc por sua marca iPad na China está criando uma
janela de oportunidade para rivais como a Lenovo e a Samsung, que tentam
superar o domínio da empresa norte-americana no mercado potencialmente
enorme para os tablets na China.
A Apple, empresa de tecnologia de maior valor no mundo, está contestando
ações legais da endividada fabricante chinesa de eletrônicos Proview
Technology (Shenzhen), o que fez com que varejistas e revendedores em
mais de 10 cidades chinesas retirassem iPads das prateleiras, de acordo
com informações da mídia.
O iPad, da Apple, detém uma imensa vantagem sobre os competidores no
setor de tablets na China, onde possui 76% da fatia de mercado. A Lenovo
e a Samsung ocupam um distante segundo e terceiro lugares, com 7% e 3%,
respectivamente, de acordo com dados do instituto de pesquisas IDC.
"A perda da Apple pode levar a ganhos para a Lenovo e a Samsung", disse o analista Jonathan Ng, da CIMB, em Cingapura.
A Samsung poderá ser a empresa mais favorecida porque seu tablet, o Galaxy, compete na mesma faixa de preço do iPad.
"A Samsung provavelmente será a mais beneficiada com a continuidade da
ação legal da Apple porque as duas buscam o mesmo consumidor de maior
poder aquisitivo, considerando o preço de seus produtos", comentou o
analista Dickie Chang, do IDC em Hong Kong. "O impacto sobre a Lenovo
pode ser menor porque o Lepads tem menor preço e tem como alvo usuários
iniciantes."
Um iPad2 básico custa em media 3.688 iuanes (US$ 585), praticamente o
mesmo preço do Samsung Galaxy Tab de 7 polegadas, enquanto alguns
modelos Lepad, da Lenovo, estavam sendo vendidos, de modo geral, por
metade desse preço em lojas online.
De acordo com o IDC, no terceiro trimestre a Apple vendeu cerca de 1,3
milhão de iPads na China, a Lenovo-- segundo maior fabricante mundial de
PCs-- comercializou 120 mil Lepads no mercado doméstico e a sul-coreana
Samsung, 58 mil Galaxy Tabs.
Tanto o Lepad como o Galaxy Tab both rodam no sistema operacional Android, da Google Inc's.
A China tem atualmente 505 milhões de usuários de internet e o número de
microblogues ultrapassa 300 milhões --mais do que o de usuários ativos
do Twitter.
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