A HTC, de Taiwan, vai recorrer a câmeras e funções de música avançadas em uma nova linha de celulares, como parte de seus esforços para se recuperar ante a rápida perda de prestígio que vem sofrendo, mas deve enfrentar dificuldades no desafiador mercado dos celulares inteligentes.
A quinta maior fabricante mundial de smartphones lançou a linha HTC One durante o Mobile World Congress, domingo em Barcelona, entrando em combate com a Samsung Electronics e a Apple por meio de aparelhos equipados com chips gráficos rápidos e funções avançadas de fotografia e música.
Novo HTC One, apresentado no Mobile World Congress |
"A HTC parece ter aprendido com os erros que cometeu em 2011", disse Malik Saadi, analista principal da Informa Telecoms & Media. "A empresa agora quer se concentrar naquilo que faz melhor e com base no que construir sua marca: trazer inovação por meio do projeto de aparelhos premium, em lugar de dispersar esforços em todos os segmentos do mercado", afirmou.
A inovação rápida foi o traço marcante na rápida ascensão da HTC, de obscura fabricante terceirizada a criadora de aparelhos indispensáveis. As ações da companhia registraram alta de mais de 300% nos 14 meses até abril de 2011, e suas vendas mais que quadruplicaram em 18 meses, em meio a uma onda de popularidade.
Mas no final do ano passado ela começou a cair de maneira quase tão rápida, porque seus modelos não conseguiram acompanhar o ritmo de avanço da Apple e da Samsung e ela se viu forçada a alertar o mercado quanto a problemas de lucratividade. As ações da empresa registraram o pior desempenho do setor mundial de celulares inteligentes, com 42% de queda em 2011.
Em meio a temores dos investidores sobre a uma possível espiral de queda, a HTC anunciou no começo deste mês que seu faturamento poderia cair em até 36% no primeiro trimestre, o que representa queda bem superior às expectativas dos analistas.
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