quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Microsoft já prepara nova versão para o Windows Phone

O Windows Phone 7 ainda é um novato no mercado, mas a próxima geração do sistema operacional móvel da Microsoft já está sendo preparada, mirando acirrar a competição com o Android, do Google, e com o iOS, da Apple.
As informações sobre o que seria o Windows Phone 8 surgiram no início deste mês no site "Pocketnow", que afirma ter tido acesso a um vídeo no qual Joe Belfiore, gerente de Windows Phone, revela as melhorias do sistema.
Técnico demonstra um smartphone com Windows Phone 7, na feira CES, em Las Vegas
Na nova versão, o WP relaxaria requerimentos técnicos impostos pela Microsoft aos fabricantes de smartphones. O sistema funcionaria com quatro tipos de resolução de tela (hoje só funciona com um) e rodaria com processadores com mais de um núcleo e em aparelhos com entrada para cartão microSD.
"Isso é uma tentativa de ampliar a participação em um mercado com novas categorias de aparelhos, como smartphones, tablets e até PCs", diz Bruno Freitas, analista da consultoria IDC.
Também apareceriam na nova plataforma suporte a NFC, que permite pagamentos on-line por aproximação, e controle de consumo de dados e energia por meio de um aplicativo nativo --ferramentas já conhecidas de usuários do Android.
A Microsoft não confirma as informações e a veracidade do vídeo.

INTEGRAÇÃO
Segundo o "Pocketnow", o WP 8 vai usar o mesmo sistema central (ou kernel) do Windows 8, a próxima versão do sistema para PCs. Isso significa que eles serão tão próximos que aplicativos criados para um poderão ser facilmente adaptados ao outro.
"Isso vai ajudar desenvolvedores a criar aplicativos que funcionam no desktop e em dispositivos móveis, o que poderia aumentar o número de apps para Windows Phone. A falta de aplicativos é uma das causas do fracasso do WP até agora", diz Rob Sanfilipo, da consultoria Directions on Microsoft.
Se confirmada a informação, a integração entre desktops e aparelhos móveis deverá ser um dos atrativos da plataforma, já que nem Google nem Apple fazem isso com os sistemas móveis Android e o iOS.
*
TECPÉDIA
APLICATIVO NATIVO
Aplicativo instalado localmente e feito para rodar no ambiente (como telefone celular) em que está sendo executado. A calculadora do iPhone, por exemplo, é um app nativo.
KERNEL
Componente central do sistema operacional que faz a ponte entre os aplicativos e o hardware, gerenciando os recursos da máquina.
NFC
Sigla que significa Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre), padrão tecnológico que permite a conectividade sem fio em curtas distâncias entre aparelhos, algo parecido com o que faz o Bluetooth.
NÚCLEO DE PROCESSADOR
Uma pequena pastilha de silício contendo milhões de transistores que funcionam como unidades que leem e executam as instruções dadas pelos aplicativos.

Nenhum comentário: