segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Facebook e celulares foram feitos um para o outro", diz executivo da rede


 Para o chefe de tecnologia do Facebook, a explosão do uso de smartphones é o acontecimento mais importante desde o surgimento da internet.
De maneira que, claro, a rede social mais importante do mundo vai concentrar sua energia nesse fenômeno.
"O Facebook e os celulares foram feitos uns para os outros", afirmou Bret Taylor, chefe de tecnologia do Facebook, durante o Mobile World Congress, a maior feira mundial do setor, que começou hoje em Barcelona.
Taylor deu números internos do Facebook para justificar seu entusiasmo.
Um deles: em alguns países africanos, como Nigéria e África do Sul, 90% dos acessos à rede social são feitos partir de celulares --um número que, de quebra, ajuda também a dimensionar outro fenômeno, o salto dado pela África "por cima" da internet fixa; grande parte do continente só conheceu mesmo a internet na telinha de um celular.
Outro dado apresentado pelo executivo do Facebook: 2.500 modelos diferentes de celulares acessam a rede social a cada mês.
Com isso, Taylor enfatizou que a rede tem que estar apta a conversar com todo tipo de aparelho ou site, numa estratégia batizada internamente de "open graph".
"Não estou conectado apenas a meus amigos, mas também aos lugares aonde vou, aos meus vizinhos de Farmville, às corridas de rua que faço, ao que meus amigos leem no [jornal britânico] 'Guardian' e às listas de música que eles criam no Spotify."
Algo que beneficia não apenas sua empresa, disse Taylor, expondo dados do Spotify como argumento.
Segundo ele, o Facebook é o maior fornecedor de tráfego para o endereço sueco de música pela intenet, um sucesso mundial ainda não disponível no Brasil. "E as pessoas que descobrem o Spotify por meio do Facebook têm o dobro de disposição em pagar pela música do que as demais."

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