Reed Hastings, presidente-executivo da Netflix, reverteu a impopular
decisão de separar as operações de aluguel de DVDs e de serviços de
streaming de vídeos pela Internet, resultando em alta de 7% das ações da
companhia na manhã desta segunda-feira.
Os clientes norte-americanos continuarão a ver vídeos on-line e alugar
DVDs via correio pelo site Netflix.com, já que a companhia abandonou o
plano de transferir a locação de DVDs a uma operação separada chamada
Qwikster, anunciou Hastings em um comunicado curto divulgado no blog da
companhia hoje.
O plano anterior do executivo, de transferir as locações de DVDs a um
site separado, jamais entrou em vigor e foi uma das várias decisões
controversas que ajudaram a causar queda de 60% nas ações da empresa
desde julho. A companhia até recentemente era muito bem vista em Wall
Street.
Escrevendo no blog da empresa em setembro, Hastings informou que a
Netflix transferiria seu serviço de locação de DVDs a outro website, o
Qwikster, para separar essa atividade de suas crescentes operações de
reprodução on-line de vídeos.
A decisão forçaria os clientes que alugam DVDs e filmes on-line da
empresa a visitarem sites diferentes e manterem contas separadas para os
dois serviços. Eles também teriam duas cobranças distintas pelos
serviços em seus cartões de crédito.
O anúncio confundiu e irritou os clientes, que expressaram sua
indignação no blog e na página de Facebook da Netflix, além de
incompreensão quanto à adoção do nome Qwikster para o serviço de locação
de DVDs, enviados pelo correio nos envelopes vermelhos que são uma das
marcas da companhia.
"Os assinantes votaram e a Netflix percebeu que a ideia toda era
idiota", disse Charlie Wolf, analista da Needham & Co. "Com ela,
eles estariam perdendo assinantes mesmo sem elevar os preços".
No comunicado desta segunda-feira, Hastings afirmou que "existe uma
diferença entre agir rápido --o que a Netflix faz com sucesso há anos-- e
agir rápido demais, que foi o que fizemos neste caso".
"Os consumidores valorizam a simplicidade que a Netflix sempre ofereceu, e isso é algo que respeitamos", afirmou.
Na curta mensagem no blog da empresa, o executivo disse ainda que "está
claro para muitos de nossos clientes que dois websites tornariam as
coisas mais difíceis".
Ele acrescentou que "apesar de o aumento de preços em julho ter sido necessário, terminamos agora com as mudanças de preços".
Nenhum comentário:
Postar um comentário