Nos últimos anos, uma piada que circulou amplamente sobre Jerry Yang era
a de que ele tinha o melhor bronzeado do Vale do Silício, devido ao
tempo que passava na pista de golfe da Stanford University.
Mas as brincadeiras pararam há seis meses, quando o co-fundador e antigo
presidente-executivo do Yahoo deixou de lado os tacos de golfe e
começou a aparecer todos os dias na sede da companhia de Internet em
Sunnyvale, Califórnia, de acordo com um importante executivo do grupo.
Agora, ele está interessado em uma transação com grupos de capital
privado que resultaria no fechamento do capital da empresa avaliada em
20 bilhões de dólares, de acordo com pessoas próximas da situação.
Uma transação como essa envolveria a venda final da participação de Yang
no Yahoo, que era de 3,63% em 2 de abril. O outro co-fundador da
companhia, David Filo, também seguiria o exemplo de Yang e venderia sua
participação, de acordo com outra fonte próxima ao Yahoo. Filo detinha
5,9% das ações do Yahoo em 11 de maio.
Pouco depois de demitir Carol Bartz da presidência executiva, em
setembro, o Yahoo e os bancos de investimento Allen & Co e Goldman
Sachs, que assessoram a companhia há muito tempo, começaram a trabalhar
em uma revisão estratégica que incluiria a possível venda do grupo
pioneiro de Internet, depois que potenciais compradores expressaram
interesse espontâneo pelo grupo.
CHINESES
Jack Ma, presidente-executivo do gigante do comércio eletrônico chinês
Alibaba, declarou no mês passado ter "muito interesse" em adquirir o
Yahoo, uma transação que ajudaria esse antigo professor escolar de
inglês a expandir as atividades de sua companhia nos Estados Unidos. O
Alibaba conta com a assessoria do UBS.
A Microsoft também está estudando uma oferta pelo Yahoo, e o mesmo vale
para os grupos de capital privado Silver Lake Partners, Providence
Equity Partners e Hellman & Friedman, reportou ao Reuters na semana
passada.
Outro grupo de capital fechado a expressar interesse pelo Yahoo foi a
Bain Capital, informou a fonte. A Bain tem pesado investimento em
diversas companhias de mídia, entre as quais Clear Channel
Communications e The Weather Channel. Um porta-voz da Bain não quis
comentar.
O Yahoo não quis detalhar o papel atual de Yang, e se limitou a informar
que "todo o conselho, Jerry incluído, está alinhado e unânime quanto ao
escopo abrangente da atual revisão estratégica. Como sempre, o único
foco de Jerry é o de servir aos melhores interesses do Yahoo -seus
acionistas, funcionários, usuários e anunciantes."
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