A fama da Apple de manter tudo em segredo se manteve intacta nesta quarta-feira (19), quando lojas dos produtos da empresa foram escondidas com cortinas e seus funcionários mantiveram segredo sobre um memorial privado para celebrar a vida de Steve Jobs, cofundador da companhia.
O memorial, anunciado pela Apple a seus funcionários em um e-mail enviado pelo executivo-chefe Tim Cook, foi realizado nesta quarta de manhã (tarde em Brasília), na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. Ele também foi transmitido pela rede a empregados da empresa do mundo todo.
Tim Cook, executivo-chefe da Apple, fala em homenagem a Steve Jobs na sede da empresa, em Cupertino |
Fotos gigantes do fundador da Apple foram suspensas do lado de fora dos prédios.
Perto do local do memorial, antes das 10h (15h de Brasília), horário para o qual estava previsto o início do evento, autoridades controlavam o tráfego e funcionários da empresa se deslocavam em filas a um anfiteatro. Alguns empregados impediam que repórteres chegassem perto do local e tentavam evitar que eles conversassem com funcionários.
Músicas podiam ser ouvidas em torno do local do memorial, e empregados que não quiseram se identificar disseram que a cantora Norah Jones e a banda de rock Coldplay se apresentaram ao vivo. Eles afirmaram também que, no fim do memorial, Chris Martin, vocalista do Coldplay, pediu a todos que voltassem ao trabalho, porque Steve Jobs desejaria isso.
Funcionários da Apple colocam cortinas em frente às janelas de uma loja da empresa em Boston |
A atmosfera era festiva, e não sóbria, disseram os funcionários. Entre as pessoas que fizeram discursos estavam Tim Cook, o vice-presidente sênior de design da Apple Jony Ive e o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, que relembraram suas experiências com Steve Jobs e a Apple. Ive disse que Jobs, durante suas reuniões, dava muitas ideias malucas junto com outras muito boas.
Fora de uma loja da Apple em Manhattan, havia uma placa com os dizeres: "A Apple Store está temporariamente fechada. Vamos reabrir às 15h [17h de Brasília]".
Nenhum comentário:
Postar um comentário