O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, destacou o Brasil como um dos
mercados mais promissores para a empresa, ao lado de Rússia e países do
Oriente Médio. Segundo Cook, as vendas brasileiras de produtos da Apple
aumentaram 118% no ano. No entanto, o executivo não revelou os números
absolutos.
O segundo país em receita para a companhia hoje, depois dos Estados
Unidos, é a China, com faturamento de US$ 4,5 bilhões no quarto
trimestre.
"Vemos que países que historicamente não tinham demanda forte, hoje já
representam oportunidades significativas para a empresa. Estamos
entusiasmados com as possibilidades de explorarmos os produtos que
temos", afirmou Cook na conferência de apresentação de resultados.
A empresa encerrou seu ano fiscal de 2011, em setembro, com faturamento
de US$ 108 bilhões, alta de 66% ante 2010. O lucro no período foi de US$
25,9 bilhões, crescimento de 85%.
No quarto trimestre, o faturamento foi de US$ 28,2 bilhões. O lucro de
US$ 6,62 bilhões --US$ 7,05 por ação-- ficou ligeiramente abaixo da
expectativa dos especialistas, que previam US$ 7,39 por papel.
As vendas de iPhone também desapontaram no período. Foram 17,07 milhões
de aparelhos, queda de 16% sobre o trimestre anterior. Na comparação
anual, houve elevação de 21%.
Após a divulgação dos resultados, as ações da Apple chegaram a cair 7%,
como reflexo dos resultados negativos em iPhones e pagamento de
dividendos.
NOVO IPHONE
A empresa mostrou otimismo em relação ao iPhone 4S, cujas vendas
começaram na última sexta-feira (14). No fim de semana da estreia nas
lojas, consumidores compraram 4 milhões de aparelhos.
No entanto, Tim Cook não conseguiu prever quando a oferta de aparelhos
será suficiente para atender a demanda. Há trimestres celulares da Apple
faltam nas prateleiras de diversos países.
"Estamos confiantes que vamos ter grande fornecimento, mas não quero
prever quando chegaremos a um equilíbrio de oferta e demanda porque a
procura está especialmente grande agora", afirmou.
No quarto trimestre foram vendidos ainda 11,12 milhões de iPads, mais
que o dobro de 2011. A companhia também comercializou 4,89 milhões de
Macs e 6,62 milhões de iPods.
TABLETS
Cook destacou ainda seu otimismo em relação ao mercado de tablets.
"Acredito que há espaço para um mercado [de tablets] ainda maior do que o
existente para computadores. Não tenho previsões, mas é algo que
acredito fortemente", disse.
Durante a conferência com analistas, o executivo reforçou o compromisso
da empresa em continuar inovando em produtos como softwares e hardwares e
agradeceu as manifestações de consumidores e do mercado após a morte de
Steve Jobs, há duas semanas.
"O espírito dele será para sempre a base para a Apple e estamos
comprometidos a continuar o trabalho maravilhoso que ele amava tanto",
disse.
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