terça-feira, 18 de outubro de 2011

Apple fatura US$ 108 bilhões em 2011, mas decepciona no 4º tri

A Apple encerrou seu ano fiscal de 2011, em setembro, com faturamento de US$ 108 bilhões, alta de 66% ante 2010. Segundo o balanço divulgado pela empresa, o lucro no período foi de US$ 25,9 bilhões, crescimento de 85%.
No quarto trimestre, o faturamento foi de US$ 28,2 bilhões. O lucro, de US$ 6,62 bilhões ou US$ 7,05 por ação, ficou ligeiramente abaixo da expectativa dos especialistas, que esperavam US$ 7,39 por papel.
Às 19h30, horário de Brasília, as ações da Apple recuavam mais de 6% como reflexo dos resultados.
BRASIL EM DESTAQUE
Durante a conferência com analistas, Tim Cook, presidente-executivo da Apple, destacou os mercados mais promissores para a empresa e citou Brasil, Rússia e países do Oriente Médio.
"Vemos que países que historicamente não tinham demanda forte hoje já representam oportunidades significativas para a empresa. Estamos entusiasmados com as possibilidades de explorarmos os produtos que temos", afirmou Cook.
Nos últimos três meses até setembro, a Apple vendeu no mundo 17,07 milhões de iPhones, alta de 21% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. No mesmo período foram 11,12 milhões de iPads, mais que o dobro de 2011. Também foram vendidos 4,89 milhões de Macs e 6,62 milhões de iPods.
A empresa também destacou otimismo em relação ao iPhone 4S, cujas vendas começaram na última sexta (14). No primeiro fim de semana foram 4 milhões de aparelhos. No entanto, o CEO não conseguiu prever quanto a oferta de aparelhos vai atender a demanda. Há diversos trimestres o celular da Apple falta nas prateleiras de diversos países.
"Estamos confiantes que vamos ter grande fornecimento, mas não quero prever quando chegarmos a um equilíbrio de oferta e demanda porque a procura está especialmente grande agora", afirmou.
TABLETS
Tim Cook destacou ainda seu otimismo sobre o mercado de tablets. "Acredito que há espaço para um mercado (de tablets) ainda maior do que o existente para computadores. Não tenho previsões, mas é algo que acredito fortemente", disse.
Durante a conferência com analistas, Tim Cook, novo presidente-executiva da Apple, afirmou o compromisso da empresa em continuar inovando em produtos como software e hardware e agradeceu as manifestações de consumidores e do mercado após a morte de Steve Jobs, há duas semanas.

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