Querido diário, você foi abandonado. Ferramenta popular durante a última
década, o blog agora perde adeptos entre os mais jovens e passa por uma
crise de identidade.
De acordo com dados divulgados no fim do ano passado pelo Pew Research
Center, entre 2006 e 2009, a atividade de manter um blog caiu pela
metade (de 28% para 14%) entre jovens de 12 a 17 anos dos EUA.
Entre aqueles com idades de 18 a 33 anos, os blogs encolheram 2% entre
2008 e 2010. Em contraste, as redes sociais ganharam mais adeptos desse
grupo durante o mesmo período. O aumento foi de 16 pontos percentuais,
de 67% para 83%.
Serviços como o Facebook também se mostraram populares no grupo de 12 a 17 anos: 73% disseram ser usuários de redes sociais.
Os números sugerem que muito do conteúdo abrigado por blogs mudou de
lugar. Não é mais necessário esse tipo de ferramenta para anunciar ao
mundo o que se comeu durante a madrugada um sanduíche de feijão com
goibada ou para fazer piadas sobre a última camiseta chocante usada pelo
apresentador Fausto Silva.
As redes sociais, incluindo o Twitter, engoliram o aspecto de diário que muitos blogs carregaram durante seus primeiros anos.
FRESCOR
Para Jon Sobel, coeditor executivo da rede de blogs Blogcritics, os
blogs perderam o caráter de novidade do seu início, o que empolgaria
menos as pessoas.
Mas o ato de blogar segue se reinventando. Opções de expressão on-line
não faltam e o blog tradicional dá sinais de transformação, tomando
novas formas presentes em formatos como o do Twitter e o do Tumblr.
Já os sites de vídeo, como YouTube e Vimeo, também abocanham um público
que já precisou de um blog. Neles, uma câmera substitui a escrita.
Segundo o Pew Research Center, sites de vídeo tiveram crescimento entre
todos os adultos americanos. O aumento foi de 14 pontos percentuais, de
52% para 66%.
PÚBLICO
Três características parecem comuns às novas formas de blogar: são
fáceis de usar, economizam tempo e já vêm com público garantido.
Uma das maiores causas de abandonos de blogs é a falta de audiência.
Sobel diz que as pessoas são preguiçosas e ambiciosas demais.
Quando elas começam a blogar e a falta de tráfego fica evidente, passam a
ficar mais realistas sobre o quanto irão ficar com o blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário