terça-feira, 27 de março de 2012

Gibson foca redes sociais, diz presidente da fábrica de guitarras


Para um produto com faturamento movido a respostas emocionais, nada melhor do que atuar fortemente nas redes sociais. Esta é a visão de Henry Juszkiewicz, 59, presidente e diretor executivo da Gibson Guitar Corporation.
"Cerca de 90% dos nossos investimentos em marketing são direcionados ao relacionamento com os consumidores, e não ao produto em si. Se tivermos o dobro de resultado positivo nos índices de engajamento em relação aos nossos concorrentes, teremos o dobro de sucesso nas vendas --e os números mostram isso", afirmou Juszkiewicz durante o Fórum Mundial de Mídia Social, que acontece nesta semana em Londres.
Para o presidente da empresa de passado centenário, as redes são úteis não apenas para a construção de relacionamento, mas também para a obtenção de informações valiosas.
"Em pesquisas como os 'focus groups', você vê pessoas dizendo coisas que não são verdade. É lixo. Nas redes, muitas vezes o consumidor dá respostas sem sequer perceber."
A companhia investe em monitoramento e análise de dados originados do Facebook, Twitter, YouTube, blogs e outras plataformas. Diante da profusão de informações, considera Juszkiewicz, é preciso ter em mente um objetivo claro.
"Temos todo tipo de métrica --o que é bastante útil--, mas as informações não são aprofundadas e podem causar confusão. O valor de uma informação está relacionado ao que você faz com ela."
Atualmente, a Gibson tem 1,6 milhão de fãs no Facebook (o segmento Les Paul tem outro milhão de fãs). No Twitter, são 400 mil seguidores da conta principal da empresa.
Juszkiewicz, que adquiriu a Gibson com outros parceiros em 1986, afirma que a missão da companhia nas redes é desenvolver uma relação de longo prazo. Para isso, diz inspirar-se no fundador da Apple.
"Um dos meus heróis do marketing é Steve Jobs. Ele era muito bom nisso. Sabia desenvolver o produto e, mais do que isso, criar um marketing viral fantástico. Era brilhante."

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