Convidado de honra do GameWorld Expo 2012, trazido pela Fundação Japão, ele estará no Brasil nesta semana para debate e para a exposição de suas obras originais.
"Crystal", ilustração do artista japonês Yoshitaka Amano, que será exibida no evento GameWorld Expo, em SP |
Mas ele assina também estampas de quimonos, cenários para palcos de teatro, peças de cerâmica e trabalhos com caligrafia tradicional.
Deixou sua marca principalmente nas áreas ligadas à cultura popular: trabalhou, por exemplo, com arte conceitual para clássicos dos animês como "Speed Racer" (1967) e "G-Force" (1972), enquanto foi empregado do lendário estúdio de animação Tasunoko Production.
NO MUNDO DO EXAGERO
Independentemente do meio, o conjunto da obra de Amano se destaca pela inventividade, em sintonia com a arte pop japonesa -exagerada, mesclada, fantasiosa.
Em entrevistas dadas no decorrer da carreira, Amano explica que não se importa com o formato das obras. Videogame, quimono, cerâmica: é tudo a mesma coisa. O importante, diz, é criar.
Em sua primeira vinda ao Brasil, o artista traz 31 de suas criações a serem expostas durante o GameWorld Expo, de sexta a domingo, no shopping Frei Caneca, em São Paulo. Ele também fará uma palestra, na sexta, às 14h15.
Amano já fez exposições em Nova York, Paris e Tóquio, além de São Paulo. Seus desenhos estão reunidos em vários livros, lançados por editoras nos EUA, no Reino Unido e no Japão.
"Red Sword", de Amano, uma das 31 obras que poderão ser vistas no shopping Frei Caneca |
São, em alguns casos, ilustrações com acabamento rabiscado que lembram esboços. Muitos riscos e cores.
Ao unir tradição e modernidade sem fio divisor, como se coexistissem, Amano se aproxima de outros artistas celebrados da ilustração. Por exemplo, o francês Moebius, morto neste mês, também muito conhecido pela produção de fantasia.
ALMA DO NEGÓCIO
A franquia "Final Fantasy", lançada desde 1987, é referência nos jogos eletrônicos.
Diversas inovações na narrativa foram implementadas nesses games.
Por exemplo, o sistema de batalha observado pela lateral, e não na perspectiva de primeira pessoa.
"Final Fantasy" é conhecido, também, por ter colocado o foco no desenvolvimento dos personagens --carismáticos, esféricos. Responsável pela criação conceitual desses heróis, Amano é apontado como um dos responsáveis pela invenção da "alma" dos jogos da série milionária.
O artista japonês Yoshitaka Amano, que terá sua obra exposta no evento GameWorld Expo, em São Paulo |
Yoshitaka Amano dividirá os holofotes com outra atração internacional presente no GameWorld 2012: Reuben Langdon.
O ator americano, que dublou o personagem Ken Masters no jogo "Street Fighter 4", se diz fã do jogo e estará na feira para desafiar os visitantes para uma partida. "Sou duro na queda, não é qualquer Ryu que vence o meu Ken", diz.
Na chamada zona Expo, o público poderá jogar videogames, participar de campeonatos e visitar estandes de várias empresas do setor. A GameWorld contará ainda com mais dois espaços.
Um deles é o Business, onde acontecerão palestras e workshops, e outro é o Troféu, onde ocorrerá um evento que premiará os melhores jogos em diversas categorias, como resultado de uma votação, já encerrada, feita pela internet.
*
GAMEWORLD 2012
QUANDO sexta, sábado e domingo, das 10h às 19h30
ONDE Centro de convenções do shopping Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, São Paulo)
QUANTO de R$ 50 (só um dia, sem acesso às áreas Business e Troféu) a R$ 200 (passaporte para os três dias de feira, com acesso às três áreas do evento). Compras antecipadas têm desconto. Crianças até sete anos e gamers fantasiados de algum personagem não pagam para entrar.
CLASSIFICAÇÃO Livre
SITE gameworld.com.br/expo
Nenhum comentário:
Postar um comentário