quinta-feira, 29 de março de 2012

Artista de 'Final Fantasy' expõe em evento de games no Brasil

Se a franquia de games "Final Fantasy", ao lado de "Dragon Quest", foi uma das responsáveis por moldar o gosto japonês por jogos eletrônicos, Yoshitaka Amano, 59, tem a responsabilidade de ser um dos artistas japoneses mais relevantes da atualidade.
Convidado de honra do GameWorld Expo 2012, trazido pela Fundação Japão, ele estará no Brasil nesta semana para debate e para a exposição de suas obras originais.
"Crystal", ilustração do artista japonês Yoshitaka Amano, que será exibida no evento GameWorld Expo, em SP
Amano é celebrado pela arte conceitual que fez de "Final Fantasy" um divisor de bytes na história dos games de RPG, fantasia e ficção.
Mas ele assina também estampas de quimonos, cenários para palcos de teatro, peças de cerâmica e trabalhos com caligrafia tradicional.
Deixou sua marca principalmente nas áreas ligadas à cultura popular: trabalhou, por exemplo, com arte conceitual para clássicos dos animês como "Speed Racer" (1967) e "G-Force" (1972), enquanto foi empregado do lendário estúdio de animação Tasunoko Production.
NO MUNDO DO EXAGERO
Independentemente do meio, o conjunto da obra de Amano se destaca pela inventividade, em sintonia com a arte pop japonesa -exagerada, mesclada, fantasiosa.
Em entrevistas dadas no decorrer da carreira, Amano explica que não se importa com o formato das obras. Videogame, quimono, cerâmica: é tudo a mesma coisa. O importante, diz, é criar.
Em sua primeira vinda ao Brasil, o artista traz 31 de suas criações a serem expostas durante o GameWorld Expo, de sexta a domingo, no shopping Frei Caneca, em São Paulo. Ele também fará uma palestra, na sexta, às 14h15.
Amano já fez exposições em Nova York, Paris e Tóquio, além de São Paulo. Seus desenhos estão reunidos em vários livros, lançados por editoras nos EUA, no Reino Unido e no Japão.
"Red Sword", de Amano, uma das 31 obras que poderão ser vistas no shopping Frei Caneca
QUASE ESBOÇOS
São, em alguns casos, ilustrações com acabamento rabiscado que lembram esboços. Muitos riscos e cores.
Ao unir tradição e modernidade sem fio divisor, como se coexistissem, Amano se aproxima de outros artistas celebrados da ilustração. Por exemplo, o francês Moebius, morto neste mês, também muito conhecido pela produção de fantasia.
ALMA DO NEGÓCIO
A franquia "Final Fantasy", lançada desde 1987, é referência nos jogos eletrônicos.
Diversas inovações na narrativa foram implementadas nesses games.
Por exemplo, o sistema de batalha observado pela lateral, e não na perspectiva de primeira pessoa.
"Final Fantasy" é conhecido, também, por ter colocado o foco no desenvolvimento dos personagens --carismáticos, esféricos. Responsável pela criação conceitual desses heróis, Amano é apontado como um dos responsáveis pela invenção da "alma" dos jogos da série milionária.
O artista japonês Yoshitaka Amano, que terá sua obra exposta no evento GameWorld Expo, em São Paulo
PALESTRAS E PREMIAÇÕES
Yoshitaka Amano dividirá os holofotes com outra atração internacional presente no GameWorld 2012: Reuben Langdon.
O ator americano, que dublou o personagem Ken Masters no jogo "Street Fighter 4", se diz fã do jogo e estará na feira para desafiar os visitantes para uma partida. "Sou duro na queda, não é qualquer Ryu que vence o meu Ken", diz.
Na chamada zona Expo, o público poderá jogar videogames, participar de campeonatos e visitar estandes de várias empresas do setor. A GameWorld contará ainda com mais dois espaços.
Um deles é o Business, onde acontecerão palestras e workshops, e outro é o Troféu, onde ocorrerá um evento que premiará os melhores jogos em diversas categorias, como resultado de uma votação, já encerrada, feita pela internet.
*
GAMEWORLD 2012
QUANDO sexta, sábado e domingo, das 10h às 19h30
ONDE Centro de convenções do shopping Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, São Paulo)
QUANTO de R$ 50 (só um dia, sem acesso às áreas Business e Troféu) a R$ 200 (passaporte para os três dias de feira, com acesso às três áreas do evento). Compras antecipadas têm desconto. Crianças até sete anos e gamers fantasiados de algum personagem não pagam para entrar.
CLASSIFICAÇÃO Livre
SITE gameworld.com.br/expo

Nenhum comentário: