O programa de rádio dos EUA "This American Life" se retratou de um episódio crítico das condições de trabalho em uma fábrica chinesa que produz iPhones e iPads para a Apple, afirmando que ele continha "fabricações diversas".
A edição desta sexta-feira (16) à noite do programa, que é produzido pela estação de rádio WBEZ, de Chicago, e distribuído pela Public Radio International, detalhou erros na história que descreveu as condições de trabalho em uma fábrica da Foxconn em Shenzhen, China.
O episódio retratado, que foi ao ar em 6 de janeiro, baseou algumas das suas informações em um monólogo teatral do ator Mike Daisey, "A Agonia e o Êxtase de Steve Jobs".
Mike Daisey em sua peça sobre a Apple e Steve Jobs |
Rob Schmitz, correspondente do "Marketplace", da American Public Media, contatou a intérprete chinês de Daisey, Li Guiden, que refutou boa parte do que o ator vinha dizendo ao público desde 2010 e o que ele afirmou no programa de rádio, disse o comunicado.
A Apple alertou os produtores sobre o programa antes de ele ir ao ar, de acordo com uma fonte com conhecimento da conversa.
A Apple foi contatada enquanto o show estava sendo pesquisado e negou as suas alegações, inclusive que trabalhadores tenham sido envenenados em uma linha de montagem do iPhone por um produto químico chamado n-hexano, disse a fonte.
A Apple não comentou publicamente o assunto.
Dizendo "o que eu faço não é jornalismo", Daisey defendeu seu trabalho em seu blog : "Meu show é uma peça teatral cujo objetivo é criar uma ligação humana entre nossos aparelhos lindos e as circunstâncias brutais de onde eles emergem."
Daisey diz que lamenta ter pemitido que o "This American Life" tenha colocado no ar um trecho de seu monólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário