quarta-feira, 21 de março de 2012

Programa fareja várias fontes para encontrar as músicas que você quer ouvir

 Nunca foi tão fácil ouvir música no computador, mas as coisas poderiam ser ainda mais simples.
Se a faixa, o disco ou o artista que você quiser ouvir não estiver entre os arquivos guardados no seu computador --ou se você estiver longe dele--, o jeito será caçá-los de site em site, de serviço on-line em serviço on-line, de loja virtual em loja virtual.
A discografia dos Beatles, por exemplo, só está disponível para download (oficialmente, é claro) na iTunes Store, da Apple.
Quer escutar um artista independente? Talvez você o encontre no SoundCloud ou no Grooveshark, mas dificilmente em serviços de assinatura, como o Rdio, cujo acervo é composto majoritariamente pelo catálogo das grandes gravadoras.
Em alguns casos, é preciso apelar até para o YouTube.
Gratuito, o tocador de música Tomahawk, para Windows, OS X e Linux, tenta colocar ordem nessa bagunça.
Depois de instalar o programa, você aponta onde estão seus arquivos de música e os associa a serviços on-line, como o YouTube e o 4shared.
Ao fazer uma busca no Tomahawk, ele pesquisará, ao mesmo tempo, a sua biblioteca local e os serviços on-line.

 "Não importa onde está o seu conteúdo, o Tomahawk consegue encontrá-lo e tocá-lo" é o lema do programa.
Um dos destaques do festival South by Southwest, que ocorreu na semana passada em Austin, Texas, o ainda infante Tomahawk é compatível com poucos serviços --o Rdio, por exemplo, não está na lista.
Para ampliar seu alcance, o software conta com a colaboração dos usuários.
"Tem uma assinatura premium do Rdio, do Mog ou do Rhapsody? Escreva um plug-in ou um script resolvedor para poder usá-los", convida o site do programa.
Apesar de ser, em geral, fácil de usar, o Tomahawk nem sempre é intuitivo. Os serviços on-line não vêm associados por padrão --é preciso adicioná-los, um a um, clicando em Configurações, Configurar Tomahawk, Resolvedores e Buscar mais resolvedores.
Além disso, nos testes da Folha, a integração com o Grooveshark não funcionou --mesmo com uma conta paga, exigida para o funcionamento do plug-in.
Na versão 0.4.0, o Tomahawk ainda é bastante incompleto, mas promissor.

Nenhum comentário: