quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jobs é "uma das grandes figuras de nosso tempo", diz Sarkozy

O presidente francês Nicolas Sarkozy homenageou nesta quinta-feira em sua página do Facebook o cofundador da Apple Steve Jobs, que faleceu ontem (5) aos 56 anos, como uma das "grandes figuras de nosso tempo".

"Quero prestar homenagem a Steve Jobs, que foi um grande empresário, um grande inovador e um protagonista destacado da revolução digital que vivemos", escreveu Sarkozy em sua página na rede social.
"A capacidade de Steve Jobs no momento de revolucionar setores econômicos inteiros por meio do poder da imaginação e da tecnologia é uma fonte de inspiração para milhões de engenheiros e empresários de todo o mundo".
De acordo com Sarkozy, "Steve Jobs continuará sendo uma das grandes figuras de nosso tempo".
CÂNCER
Jobs, que sofria de câncer, se afastou da companhia de tecnologia em agosto. Ele ocupava a presidência-executiva da Apple desde 1997, em sua segunda passagem pela empresa. O executivo deixa a mulher, Laurene Powell, e quatro filhos --Lisa, que teve com a ex-namorada Chris-Ann Brennan, e Reed, Erin Siena e Eve, do casamento com Laurene.
Steve Jobs fez a sua última aparição pública em março deste ano, no lançamento do iPad 2; veja galeria de imagens
No comando da Apple, Jobs fez a empresa se tornar a de maior valor de mercado do mundo e criou produtos que, mais do que dar lucro à empresa, se tornaram símbolos de tecnologia e de design e, caso raro no mundo corporativo, gerou até legiões de fãs, os chamados "applemaníacos". São os casos, por exemplo, do computador Macintosh, do tocador de música iPod, do telefone celular iPhone e do tablet iPad.
No comunicado em que anunciou a morte, a Apple disse que "perdeu seu gênio criativo e visionário", enquanto o mundo perdia "um ser humano maravilhoso". "Steve deixa uma companhia que apenas ele poderia ter construído e o seu espírito será a base da Apple para sempre."
Vizinha de Steve Jobs deixa flores em frente à casa do fundador da Apple; veja mais homenagens
 Já a família de Jobs informou que ele "morreu em paz, cercado por sua família".
"Em sua vida pública, Steve ficou conhecido como um visionário; em sua vida privada, ele amou sua família. Somos gratos às muitas pessoas que compartilharam seus desejos e orações durante o último ano da doença de Steve", informou o comunicado, que ainda disse que um site será aberto em breve para quem quiser oferecer tributos e lembranças.
A Apple divulgou em seu site um endereço de e-mail (rememberingsteve@apple.com) para que as pessoas compartilhem "pensamentos, lembranças e condolências".
Jobs passou por um transplante de fígado há dois anos e, em 2004, descobriu que tinha uma forma rara de câncer no pâncreas.
Nas suas raras aparições neste ano, como no lançamento do iPad 2, em março, ele pareceu ainda mais magro que o normal.
Em agosto, disse em sua despedida: "Sempre disse que, se chegasse o dia em que não poderia mais cumprir meus deveres e expectativas, eu seria o primeiro a avisá-los. Infelizmente esse dia chegou."
Steve Jobs mostra a versão branca do iPhone 4 à época do lançamento

Nenhum comentário: