No bate-papo, Hohagen falou sobre a expansão do Facebook no país -- a rede social chegou a 25 milhões de usuários ativos, com um aumento de 20 milhões em 12 meses. No mundo, já são 750 milhões--, internet, mercado de trabalho e privacidade nas redes sociais.
"Internet e rede social é algo que já faz parte do dia a dia das pessoas, inclusive ajudando muito do lado de produtividade, comunicação e informação. Não faz mais sentido a proibição nas empresas. É o mesmo que acontecia no passado quando as companhias colocavam cadeado nos telefones. Não faz sentido", disse o vice-presidente do Facebook sobre a relação das empresas com as redes sociais durante o horário de trabalho.
Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina, conversou com internautas da Folha/UOL |
Hohagen também falou sobre o perfil do profissional que o Facebook busca. Para ele, a experiência profissional e a formação acadêmica são importantes, mas a identificação com a empresa é essencial. "Buscamos pessoas apaixonadas por inovação, trabalho em equipe, iniciativa e criatividade", ressalta.
Sobre a privacidade do usuário, Alexandre Hohagen disse que o maior desafio do Facebook é fazer com que os usuários entendam como controlar as informações pessoais que publicam na rede. "Nosso foco é oferecer uma plataforma com qualidade, para que as pessoas, ao redor do mundo, possam compartilhar informações e se conectar umas as outras, diz Hohagen.
Participaram do bate-papo 587 pessoas.
O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.
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Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, sobre a rede social que chegou a 25 milhões de usuários ativos no país. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista. (05:05:52) Luna fala para Hohagen: Qual o número de usuários que vocês acreditam que o Brasil possa ter? Qual o potencial do país?
(05:07:02) Hohagen: O potencial é o tamanho do mercado total de usuários de internet no País mais os usuários que usam internet pelo celular. É difícil prever qual o número exato, mas seguramente há muito potencial para crescer.
(05:07:26) Claudio fala para Hohagen: Como é a relação das empresas com as redes sociais hoje em dia? Ainda é comum proibirem o uso destas ferramentas durante o horário de trabalho? Como você vê isso?
(05:09:48) Hohagen: Acho que está na hora de mudar esse paradígma. Internet e rede social é algo que já faz parte do dia a dia das pessoas, inclusive ajudando muito do lado de produtividade, comunicação e informação. Não faz mais sentido a proibição nas empresas. É o mesmo que acontecia no passado quando as companias colocavam cadeado nos telefones.... não faz sentido.
(05:10:08) Riera fala para Hohagen: Quais as melhorias que o Facebook vem fazendo agora que o Google+ pode se tornar uma ameaça de popularidade devido à facilidade e praticidade do site?
(05:12:08) Hohagen: O Facebook sempre está atento a melhorar o produto, desde que começou há sete anos. As melhorias estão sempre relacionadas às expectativas e pedidos dos usuários. Estamos sempre atento a oportunidades de inovação.
(05:12:26) RAJ pergunta para Hohagen: O serviço de compras coletivas, o Facebook Deals, chegará ao Brasil com o mesmo impacto que seus concorrentes?
(05:13:52) Hohagen: Ainda não temos previsão de quando o produto chegará ao Brasil. Atualmente está em testes apenas em algumas cidades dos Estados Unidos.
(05:14:04) Helena fala para Hohagen: De que forma o Facebook ganha dinheiro?
(05:15:55) Hohagen: O Facebook basicamente tem duas linhas de receitas: a primeira através da publicidade que vendemos no site e a outra através do Facebook Credits, no qual o usuário pode comprar itens virtuais em jogos e aplicativos. Vale a pena reforçar que o Facebook é um serviço totalmente gratuiuto para o usuário.
(05:16:26) Mauricio fala para Hohagen: Assim como o Google realiza cursos no Brasil, o Facebbok planeja desenvolver cursos e palestras voltadas para agência e empresas conseguirem explorar melhor Facebook no Brasil?
(05:17:57) Hohagen: Sim, com certeza. Na verdade nosso time já tem se dedicado a apresentar nossas soluções de publicidade e outros produtos para várias empresas e agências.
(05:18:15) Juju fala para Hohagen: Alexandre, qual é o diferencial do facebook para as outras redes sociais?
(05:23:06) Hohagen: O principal diferencial é que o Facebook foi totalmente criado baseado em três pilares: o primeiro é a identidade real de quem participa, permitindo conexões autênticas com amigos e marcas; segundo: o grafo social, ou seja todos os seus interesses e conexões com pessoas, marcas, empresas, produtos etc. e terceira: as ferramentas simples de compartilhamento (como o botão curtir), que estão presentes tanto dentro do nosso site, como em outras plataformas fora do Facebook.
(05:23:28) Antonio fala para Hohagen: Há alguma perspectiva de parceria entre o Facebook e grandes redes de TV para transmissão ao vivo de grandes eventos culturais e esportivos?
(05:26:16) Hohagen: Esse é um modelo que já existe. Um bom exemplo foi a transmissão na semana passada do jogo entre Barcelona e Real Madrid, transmitido ao vivo com exclusividade na internet no Facebook pelo Esporte Interativo. A oportunidade está aí e é algo que eu acredito que terá muito sucesso, a exemplo da quantidade significativa de audiência do jogo que acabo de mencionar.
(05:26:41) Lucas fala para Hohagen: Você acredita que as redes sociais tiveram um papel determinante nos distúrbios ocorridos no mundo árabe e também na Europa?
(05:29:00) Hohagen: Eu não acredito que as ferramentas tecnológicas alterem o comportamento das pessoas. Elas na verdade ajudam a amplificar as mensagens. Ou seja, os distúrbios não surgiram por causa das redes sociais. Sempre existiram.
(05:29:18) Ariel fala para Hohagen: Quais são os passos que você julga necessários para o Facebook continuar a crescer no país?
(05:33:20) Hohagen: O fundamental é continuar implementando inovações na nossa plataforma, de maneira a melhorar a experiência dos usuários. Foi o que fizemos esta semana com o lançamento de controles de privacidade mais simples e fáceis de serem encontrados. Além disso, fortalecer as parcerias com grandes grupos de mídia (como a própria Folha de S.Paulo) e com as empresas de telefonia celular, vão ajudar a manter esse crescimento acelerado que temos observado nos últimos meses.
(05:33:38) MauroM fala para Hohagen: Que perfil profissional é necessário para se trabalhar no Facebook?
(05:36:34) Hohagen: Buscamos pessoas apaixonadas por inovação, trabalho em equipe, colaboração, iniciativa, criativade. O nosso ambiente de trabalho é muito diferente de uma empresa tradicional. Ainda mais por estarmos no início de nossas operações. Obviamente, a experiência profissional e a formação acadêmica são importantes, mas cada vez mais acredito que a adequação a essa nossa cultura tem relevância quando contratamos um profissional.
(05:36:46) Ana fala para Hohagen: Que formação um executivo precisa ter para chegar à vice-presidência de uma empresa de tecnologia. Que caminho você o aconselharia a trilhar?
(05:39:28) Hohagen: Não há uma formação específica. O importante é trilhar uma carreira sólida, assumir riscos, postura ética, respeito a pessoas. E nada disso vem sem a capacidade de gerar resultados relevantes para as empresas onde trabalha.
(05:40:06) Victor Cezar fala para Hohagen: Recentemente a Google, em mais um movimento expansionista, adquiriu a divisão móvel da Motorola. A intenção do Facebook é permanecer no mercado como está ou fazer algo semelhante?
(05:42:48) Hohagen: O nosso foco é sem dúvida continuar oferecendo uma plataforma com qualidade, para que as pessoas, ao redor do mundo, possam compartilhar informações e se conectar umas as outras. Hoje temos 750 milhões de pessoas no mundo que se utilizam do Facebook.
(05:43:00) Marcelo. fala para Hohagen: Hohagen, qual é o principal desafio do Facebook hoje para preservar a privacidade dos seus usuários. Muitos reclamam de invasão de privacidade em alguma situações. Como o FB analisa essa questão?
(05:46:49) Hohagen: Para o Facebook, preservar a privacidade do usuário é algo extremamente importante. Como a plataforma foi criada para a conexão de pessoas, fazer com que nossos usuários entendam como controlar a privacidade, é o nosso maior desafio. As ferramentas estão todas disponíveis e em constante aprimoramento.
(05:48:01) cordier fala para Hohagen: O que te fez trocar o Google pelo Facebook?
(05:51:25) Hohagen: O Google é uma empresa incrível, onde aprendi muito. Foram 6 anos, montando cada pedaço da operação. O Facebook chega num momento de grande transformação da internet. Eu acredito que estamos passando por uma tremenda mudança. Cada vez mais as pessoas terão a rede social como sua fonte de referência para qualquer coisa. Poder fazer parte dessas duas histórias incríveis, numa região que cresce tanto como a América Latina é o que me estimulou a fazer essa mudança. Estou muito feliz com os desafios e com o que isso representará para o meu futuro.
(05:51:50) brunorocha123 fala para Hohagen: qual o motivo de tantas mudanças no chat recentemente?
(05:53:38) Hohagen: As mudanças fazem parte do processo de melhoria da nossa plataforma. Mudanças como a implementação de video chat, por exemplo, é um dos sinais de que estamos sempre buscando aprimorar a experiência de nossos usuários.
(05:53:56) Mapero fala para Hohagen: Hohagen, você não acha interessante criar uma cadeia de valor para publicidade on-line, permitindo a criação de revendas e pagamento de comissão direta?
(05:56:50) Hohagen: O modelo de revenda, com comissão direta do Facebook não está nos nossos planos. O que sim acredito pode acontecer no longo prazo é o surgimento de empresas dedicadas exclusivamente a gerenciar campanhas de mídias sociais. Nesse modelo, as empresas poderão cobrar pela gestão dessas campanhas.
(05:57:20) Lari fala para Hohagen: Você vê a possibilidade da abertura de um centro de desenvolvimento no Brasil para ferramentas direcionadas ao público brasileiro?
(06:01:51) Hohagen: Nossa plataforma é global e nossa missão é conectar as pessoas no mundo todo. O conceito de produtos específicos para um só país não faz parte de nossa estratégia. Portanto, o desenvolvimento de ferramentas e produtos pode ser feita em qualquer país. Não há planos para um centro no Brasil. Aproveito a oportunidade para agradecer a participação no nosso bate papo e desejar uma boa noite a todos. Se quiserem interagir mais, acessem www.facebook.com/colunadohohagen.
(06:02:03) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Alexandre Hohagen e de todos os internautas. Até o próximo!
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